MEMÓRIA: 'Dinamização do Ensino Superior em Santa Maria: criação da FIC e FACEM' Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/10/2019

A Universidade Franciscana estará presente, toda sexta-feira, na página Memória do Jornal Diário de Santa Maria. O espaço servirá como um disseminador de lembranças trazidas pela UFN, que terão relação com o desenvolvimento da cidade de Santa Maria. Os textos serão produzidos por integrantes da Universidade Franciscana.

Confira a primeira edição, com texto escrito pela Reitora da UFN, Profa. Iraní Rupolo.

A ideia de criação de uma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em Santa Maria surgiu no ano de 1953. Na época havia a Associação Pró-Ensino Superior – ASPES, liderada por Dr. José Mariano da Rocha Filho, Irmão Gelásio Mombach e a Irmã Consuelo Silveira Netto. Em reunião datada de 19 de dezembro de 1953 a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, como mantenedora, por sua presidente, Irmã Antoninha Werlang, assumiu o projeto de criar essa Faculdade. Foi um marco decisivo com visão de futuro para o desenvolvimento do ensino superior nesta cidade.

O projeto concretizou-se, pois, a cidade demandava alunos que aspiravam a educação superior. Numerosos eram os jovens que daqui partiam para capital e outras cidades em busca de formação em nível superior. Com isto a cidade perdia ano a ano considerável número de jovens. O ano de 1954 foi de intensa atividade em articulações para o funcionamento dos primeiros cursos. De fundamental importância foi a organização do corpo docente e administrativo bem como a divulgação em vista do início das atividades.

Irmã Consuelo Silveira Netto, fundadora da FIC, contou com o singular apoio das Irmãs Antoninha Werlang e Felicidade Silveira Netto e o empenho de reconhecidos e destacados colaboradores entre os quais encontram-se registrados: Tarso Dutra, então Deputado Federal, José Mariano da Rocha Filho, Diretor da Faculdade de Farmácia, Irmão José Otão, Reitor da Pontifícia Universidade Católica do RS, Irmão Faustino João, Diretor da Faculdade de Filosofia da PUC-RS. Estes nomes ficaram gravados nos anais da história da instituição. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC foi criada pelo Decreto nº 37.103/55. A partir de então, começaram a funcionar os primeiros cursos: Pedagogia e Letras Anglo Germânicas.

No início, a FIC funcionou no prédio do Colégio Sant´Anna. Como o projeto previa crescimento, no dia 11/09/1955 foi lançada a pedra fundamental do primeiro prédio da FIC, junto ao Colégio Sant´Anna. Nessa oportunidade encontravam-se presentes autoridades, professores, funcionários e estudantes. O engenheiro responsável foi Wilson Aita que procurou edificar o prédio no menor tempo possível.

Concomitante a este projeto tramitou a criação do Curso de Enfermagem denominado, à época Enfermagem de Alto Padrão. A Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM, foi autorizada naquele mesmo ano, pela Portaria nº 144 de 16/05/1955 e reconhecida pelo Decreto nº 41.570 de maio de 1957.

A direção das Faculdades de Farmácia e de Medicina já em funcionamento em Santa Maria colocaram à disposição suas instalações e bibliotecas para o melhor funcionamento da FACEM. Em 1960 o curso foi transferido para sede própria construída pela SCALIFRA-ZN em terreno próximo ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo.

Na aula inaugural proferida pelo Irmão José Otão, Reitor da PUC-RS, aos 27/04/1955, destaca: “a Universidade de Santa Maria já não é puro sonho, já é meio realidade. E, se tudo ainda não foi feito, quem poderá deter a força impetuosa dessa gente viril, que em menos de dois anos, inaugurou três escolas superiores? (...) Bem hajam todos quanto colaboraram para o seu erguimento ou vão colaborar para a sua expansão e desenvolvimento, pois lançaram um marco de autentico valor, iniciaram uma jornada de glória imorredoura. (...) E que a Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição cumpra o seu glorioso destino” (Revista Clarinada, p.37-46).

Na fotografia acima, construção do Prédio da FIC, vista interna do pátio, dezembro de 1957.

Na fotografia acima, da esquerda para direita Irmãs do Imaculado Coração de Maria cumprimentam o Sr. Tarso Dutra, Deputado Federal, em sequência, Dr. José Mariano da Rocha Filho, Irmã Elenara Vogel, Irmão Gelásio Mombach e Irmã Consuelo Silveira Netto.

Na fotografia ao lado, Irmã Emília Clarízia, 1ª Diretora da FACEM.