Medicina realiza bate-papo com estudantes que integram nova turma de internato Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

O Curso de Medicina da Universidade Franciscana realizou um bate-papo com os acadêmicos que passam a integrar a nova turma de internado do curso, a partir do dia 2 de janeiro de 2020.

O internato ocorre nos dois últimos anos da Graduação, onde os estudantes são divididos em pequenos grupos e rodam pelas principais especialidades médicas e em diferentes locais de Santa Maria e Cachoeira do Sul. Isso funciona como uma espécie de estágio do curso, onde o graduando amplia seu conhecimento prático, sendo estes supervisionados.

Ao todo, 43 alunos vão dividir seus atendimentos nos seguintes locais: Hospital Casa de Saúde e Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, em Santa Maria, e no Hospital de Caridade e Beneficência da cidade de Cachoeira do Sul.

A coordenadora do Curso de Medicina, Profa. Léris Salete Bonfanti Haeffner ressaltou que o internato é o período de aplicar o que foi ensinado em sala de aula, os conceitos e as metodologias.

“É um momento importante para que cada aluno crie responsabilidade e se comporte como médio. Ou seja, eles vão realizar o seu trabalho, cumprir seus horários, realizar plantões e dar a atenção necessária para cada paciente”, afirmou.

O bate-papo com os estudantes ocorreu na segunda-feira, dia 9 de dezembro, e abordou temas que fazem parte do dia a dia de um hospital, com acontecimentos que podem ocorrer durante o internado, como por exemplo, a importância desse período de práticas para a formação médica, além de como controlar o estresse durante a jornada de trabalho, entre outros.