‘Maternar com Você’ reuniu gestantes da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
03/07/2023

“Um país saudável é aquele que cuida das suas gestantes”, comentou a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes durante o 1º Encontro de Gestantes – Maternar com Você da Universidade Franciscana que reuniu as futuras mães que trabalham e estudam aqui na UFN. Realizado no dia 29 de junho (quinta-feira), o momento foi pensado pelo Mestrado e com a parceria do Grupo GESTAR (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Materno Infantil), para o compartilhamento de rotinas, as mudanças que surgem durante a gravidez e as aprendizagens.

O ‘Autocuidado na Gestação’ foi o tema escolhido pela enfermeira e mestranda Aline Costa Lopes, que já é mãe de duas meninas, e está à frente desta ação que oportuniza uma atenção especializada à gestação dentro do ambiente de trabalho e estudos. “O autocuidado é uma forma de trabalhar e transformar a cultura da gestação”, destaca ela que contou com o apoio da acadêmica do curso de Psicologia e integrante do Grupo GESTAR, Marina Soccal. A próxima edição do encontro ocorre no dia 9 de agosto (quinta-feira) na sala 509 do Prédio 16 – Conjunto III com o tema ‘Amamentação’ e será aberta para as grávidas da comunidade externa.

Este primeiro encontro contou com a presença das seguintes gestantes: a professora do curso de Farmácia, Camila Franco (grávida de 24 semanas do Joaquim); a secretária dos Mestrados em Ciências da Saúde e da Vida e em Saúde Materno Infantil, Rosieli Wolpato (grávida de 21 semanas do Gabriel) e a repórter da UFN TV, Laíz Lacerda (grávida de 37 semanas do Augusto). “O Grupo de Gestantes na UFN é uma iniciativa muito legal, principalmente para mim que sou mãe de primeira viagem. Poder conversar com quem pesquisa e estuda o assunto e trocar experiências com outras colegas faz com esse período seja até mais leve. Por mais que cada mulher passe pela gestação de uma forma, saber como foi para cada uma é legal, talvez fique mais fácil de lidar com a situação. O primeiro encontro foi muito esclarecedor e descontraído ao mesmo tempo”, comenta Laíz que está no período final da gestação.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista