“Mãe Santamariense” é o novo projeto do Mestrado em Saúde Materno Infantil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
25/03/2020

O curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana, em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria de Saúde, está trabalhando desde novembro de 2019 em um novo projeto: Mãe Santamariense.

O projeto tem por objetivo geral qualificar a atenção, organização e a gestão da Saúde Materno Infantil no município de Santa Maria e região, bem como reduzir a morbi-mortalidade a partir das diretrizes da Rede Cegonha – programa já criado e em desenvolvimento pela Secretaria de Saúde.

“Sabemos que existem muitas carências nesta área e esse projeto veio em boa hora para melhorar ainda mais a atenção às mães e os bebês da nossa cidade”, explicou a aluna regular do Mestrado em Saúde Materno-Infantil da UFN, e representante da 4ª Coordenadoria de Saúde do município, Maclaine Roos.

O projeto, que foi uma iniciativa do prefeito municipal de Santa Maria, contará com o apoio do curso de Mestrado da UFN, a fim de que os estudantes coloquem em prática os trabalhos e pesquisas criadas durante a pós-graduação.

“É uma ideia grandiosa e relevante. Os alunos já entram pensando em projetos aplicados que possam contribuir efetivamente para a melhoria das condições de saúde, neste caso, em especial, com a saúde das mães e crianças. Precisamos trabalhar em rede e, para tanto, é preciso que todos os setores e serviços contribuam com a ideia”, ressaltou a coordenadora do Mestrado em Saúde Materno-Infantil da UFN, Profa. Dirce Stein Backes.

Alguns projetos já estão em desenvolvimento pelos mestrandos. Eles abordam temas como prevenção de toxoplasmose, prevenção da gravidez na adolescência, atendimento às gravidas e/ou mães que sofrem com a dependência química ou psíquica, dentre outros.

Ao todo, já foram realizadas 5 reuniões do grupo de mestrandos com os respectivos apoiadores do Mãe Santamariense. Os envolvidos no projeto esperam grandes avanços para 2020.