Livro que aborda a trajetória cultural santa-mariense é debatido na Biblioteca da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/05/2023

Revisitar a trajetória da cidade de Santa Maria e conversar sobre as pessoas, depoimentos e fotografias que marcam as quase 500 páginas do livro ‘História de Santa Maria: novos olhares’, organizado por Carlos Eduardo Piassini, Gustavo Figueira Andrade e Maria Medianeira Padoi, foi a tônica da 3ª Atividade Científica na Biblioteca. Reunidos na Biblioteca Irmã Consuelo Silveira Netto, da Universidade Franciscana (UFN), acadêmicos e profissionais ouviram dois dos organizadores desta obra Carlos Eduardo Piassini e Maria Medianeira Padoin. Além de uma exposição da professora e coordenadora do curso de História, Roselaine Casanova Corrêa, juntamente com a acadêmica Luana Franco Aurélio a respeito do capítulo ‘Cultura e memória: os espaços teatrais em Santa Maria - RS (Século XX)’.

Prestes a completar 165 anos de emancipação no próximo dia 17 de maio, Santa Maria agora tem um compilado literário atualizado sobre sua colonização, arquitetura e a formação cultural contados pelos olhares de 30 autores que evidenciam as peculiaridades da cidade que está no coração do Rio Grande do Sul. “Sentimos que a história local precisa ser constantemente relatada quando no período que ficamos isolados, percebeu-se que as pessoas começaram a olhar para a sua cidade e região. Isso fez com que muita gente passasse a conhecer estes lugares de um modo que antes não conheciam e daí veio o processo de valorizar o que é nosso. E ssim surge este livro sobre Santa Maria, com textos recentes que se atentam à memória, patrimônio e com um viés acadêmico muito forte já que agrega pesquisas feitas dentro das Universidades por pessoas que hoje são Mestres e Doutores”, destaca um dos organizadores o Doutor em História e membro do Grupo de Pesquisa ‘História Platina: sociedade, poder e instituições’, professor Carlos Eduardo Piassini.

Neste sentido, a UFN tem papel expressivo na construção de saberes e resgate da memória santa-mariense. Assim, a professora Roselaine Casanova Corrêa e a acadêmica do curso de História, Luana Franco Aurélio, realizaram uma extensa e detalhada pesquisa sobre o espaço cultural da cidade que resultou no capítulo ‘Cultura e memória: os espaços teatrais em Santa Maria - RS (Século XX)’. Foram estudados os cine-teatros santa-marienses através de atualizações de temas de uma trajetória que iniciou por volta de 1900 e que perpassa o Cine-Theatro Coliseu Santamariense, o Cine Glória, o Glorinha, o Cine-Theatro Independência e chegando ao Theatro Treze de Maio que, segundo relembra a professora Roselaine, começou a ganhar grande relevância para o interior gaúcho ao receber muitas peças vindas de Montevidéu e de Buenos Aires. “O que para nós era mais fácil de termos acesso e de chegar aqui em Santa Maria devido, sobretudo, por causa das companhias de teatro que vinham desses países e passavam pela nossa Ferrovia a caminho de sus turnês pelo Brasil”, acrescenta a coordenadora do curso de História da UFN e que tem vasta experiência em História Urbana, Museologia e Patrimônio.

O projeto busca incentivar a produção científica e filosófica da comunidade acadêmica e proporcionar um melhor uso do espaço da Biblioteca, a idealização é do acadêmico do curso de Filosofia, Pedro Ângelo Miri. A atividade é gratuita e destinada à acadêmicos, docentes e técnico administrativos da Universidade Franciscana.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista