Líder do Futuro: criar protagonistas é o objetivo Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/08/2021

Com a finalidade de desenvolver bons profissionais para o futuro, o Profissional do Amanhã abordará cinco projetos diferentes. Um deles, o Líder do Futuro, abrange os conhecimentos em gestão, empreendedorismo e estimulação de habilidades para o futuro. O programa possibilita a aproximação do aluno com a universidade, encontrando profissionais e acadêmicos de diversas áreas.

Um dos Mentores do projeto, o professor do curso de Economia, Mateus Frozza, ressalta que o objetivo da iniciativa é criar líderes e, para isso acontecer, é necessário compreender e ter conhecimento não só sobre o mercado de trabalho, mas também sobre o mundo dos negócios. “Tenho certeza que este projeto vai trazer como principal benefício, a ferramenta do conhecimento. O conhecimento prévio, para que eu possa dialogar, que eu não caia na mesmice e no óbvio, mas sim sempre direcione as minhas conclusões, os meus debates, tendo como base o conhecimento”, acrescenta o economista.

A acadêmica do curso de Economia, Michelle Augusto Borges, que participará do projeto Líder do Futuro como Embaixadora, comenta a necessidade da capacitação das skills que formam um bom profissional. Além disso, explica que a instituição permite o contato com diferentes tipos de conhecimento: “Aprendemos as ferramentas necessárias para analisar o cenário político e econômico mundial”, realça a acadêmica. Michelle, está no 8º semestre e fala sobre a expectativa do projeto: “Acho que vai ser uma experiência enriquecedora para eles e para mim também. Estou feliz de poder contribuir ensinando algumas das hard skills que aprendi ao longo do curso de graduação”.

Os cursos que integram este projeto são: AdministraçãoCiências EconômicasCiências ContábeisDireitoMarketing EaDGestão em RH EaD Gestão Financeira EaD. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link, até o dia 13 (sexta-feira). A participação dos alunos do Ensino Médio será a partir de dinâmicas para despertar o interesse e a criatividade. Como proposta final e fruto das interações dos debates e experiências em aula, os participantes irão prototipar um produto final que será apresentado na Mostra Profissional do Amanhã, ao término do programa.

CONHEÇA OS TEMAS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NO LÍDER DO FUTURO:

Empresas B e a economia circular:
O profissional que trabalha com a economia circular visa um ciclo de produção planejado para a máxima reutilização das matérias-primas, sem desperdícios; ampliação do uso de fontes renováveis de energia; e a busca de soluções inovadoras com base no conhecimento já existente na natureza, o que é conhecido como biomimética. Assim, ao prolongar a vida útil dos itens, se expande a capacidade de gerar valor em cada parte do processo produtivo e também no de consumo, o que afeta, por completo, o relacionamento dos seres humanos com o meio ambiente. Vamos pensar juntos sobre isso?

A tecnologia na empregabilidade do futuro: Neste tema abordaremos a nova configuração das profissões, apresentando as tecnologias utilizadas para execução do trabalho profissional, bem como as características comportamentais necessárias para cada profissional. A temática será desenvolvida a partir da visão do que cada curso espera e desenvolve no profissional do futuro.

Experiência do consumo no mundo digital: Uma das principais revoluções culturais é a mudança para mídias mais dinâmicas, interativas e on demand. A necessidade de novos conteúdos é interminável. Neste tema o participante será convidado a conhecer profissões que serão fundamentais para um mundo onde viveremos e onde cada vez mais, precisaremos de ajuda para pensar sobre elementos que serão construídos ao longo de toda a nossa vida.

Inteligência artificial e a internet das coisas: Neste grupo serão tratados temas relacionados à implementação de novas tecnologias nas operações de gestão para melhor atender os consumidores e, ao mesmo tempo, garantir a otimização de recursos e redução dos custos nas organizações. Além disso, será demonstrado o modo que tais ferramentas possibilitam o crescimento organizacional, e contribuem para que haja um aumento na produtividade e eficiência nas operações realizadas nas empresas.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo