Lauduz Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/03/2020

População de Santa Maria que tiver sintomas de coronavírus passa a contar com consultas gratuitas por videochamadas.

Começou a funcionar neste sábado, em Santa Maria, um serviço gratuito de consultas médicas por videochamadas, que é destinado somente a moradores de Santa Maria que tenham sintomas do novo coronavírus. Qualquer pessoa da cidade já pode entrar acessar o serviço de graça, bastando entrar no site, fazer um cadastro e pedir o atendimento. A iniciativa inovadora, batizada de Lauduz Covid-19 - Saúde Pública Online, foi montada de forma emergencial, em apenas três dias, por um grupo de médicos e empresários de Santa Maria que está atuando de forma voluntária, por meio de uma entidade sem fins lucrativos criada para viabilizar o serviço. A Universidade Franciscana (UFN) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também estão dando grande apoio à iniciativa, cedendo dezenas de computadores.

Já estão disponíveis 90 computadores para que mais de 250 médicos e 300 formandos de Medicina atuem, de forma totalmente voluntária, revezando-se nos atendimentos por chamadas de vídeo. O sistema de consultas por videochamada é autorizado pela legislação brasileira e está sendo incentivado pelo governo federal justamente para reduzir o número de pessoas em postos de saúde, hospitais e pronto-atendimentos e diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus.

O projeto começou com os médicos infectologistas Fábio Lopes Pedro e Jane Costa e o estudante de Medicina Wilson Zatt, que criaram um grupo no Whatsapp pedindo o apoio de médicos e empresários locais. Já prevendo um grande aumento muito grande do número de pessoas com suspeita da doença, eles pediram ajuda da comunidade para montar uma grande central de videochamadas para as consultas médicas, para tentar dar conta de milhares de atendimentos previstos. Em menos de três dias, já foram arrecadados R$ 52 mil, doados por dezenas de empresas, entidades e pessoas físicas. O dinheiro vai bancar custos como software usado para o serviço e alimentação dos voluntários, entre outros. Porém, ainda serão necessárias mais verbas, já que a previsão é que a pandemia de coronavírus dure por quatro a seis meses.

Na sexta, cerca de 90 computadores em dois locais já foram preparados para o início das consultas por vídeo, o que ocorreu na manhã deste sábado. Os organizadores do projeto lembram que também é possível ligar para as centrais da UFSM e da Unimed, que funcionarão também neste final de semana para atender pessoas com sintomas. Confira no quadro abaixo como pedir uma consulta por vídeochamada, serviço disponível só para quem mora em Santa Maria.

Os profissionais da central de consultas por videochamadas farão a triagem dos casos. Se paciente tiver sintomas leves, receberá orientação para tratamento em casa. Se for mais sério, será encaminhado para unidades de saúde pública ou privada (conforme situação e se tiver plano ou não). A Secretaria de Saúde de Santa Maria já está em sintonia com o projeto, que deve ajudar a evitar filas em unidades de saúde. O serviço do Lauduz deverá durar até o fim da pandemia.

Como funciona o serviço:
- O projeto é sem fins lucrativos e totalmente gratuito à população apenas de Santa Maria, permitindo consulta médica por videochamada. Será 24 horas, começando neste sábado. Por enquanto, não serão atendidas pessoas de outras cidades devido à capacidade do serviço
- Qualquer pessoa de Santa Maria poderá usar o serviço, mas ele será destinado só para quem tiver sintomas de coronavírus (febre, coriza, tosse e, principalmente, dificuldade respiratória)
- Para pedir uma consulta por videochamada, é preciso entrar no site www.lauduz.com para fazer um cadastro gratuito. Em seguida, a pessoa receberá uma senha pelo celular e terá de entrar novamente no site para iniciar a consulta por videochamada
- A videochamada poderá ser feita por celular, notebook ou computador, desde que tenha câmera e internet
- O paciente poderá usar a mesma senha para entrar em contato de novo e informar ao médico se teve outro sintoma e pedir novas orientações

Onde doar:
As doações podem ser feitas por transferência bancária, que deve ser identificada, com nome e CPF do doador para auditoria. A verba irá ajudar a bancar custos com softwares, entre outros

Unicred
- Unicred (136)