Lançamento da Cátedra UNESCO na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/05/2023

A Universidade Franciscana (UFN) realiza o lançamento da Cátedra UNESCO UniTwin – A cidade que Educa e Transforma que ocorre no dia 7 de junho (quarta-feira), às 9h, no Salão Azul – Conjunto I. Esta, que será a primeira Cátedra Institucional da Universidade santa-mariense, tem o professor da UFN, Marcio Tascheto da Silva, como representante da Rede Internacional a Cidade que Educa e Transforma (RICET). O momento também contará com a presença da coordenadora da Assembleia de Delegados, Jaqueline Moll, que é pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além da Vice-reitora da UFN, Solange Binotto Fagan que integra o grupo de professores pesquisadores da Cátedra.

A RICET forma um grupo que trabalha na perspectiva de uma educação integral. Este movimento de Instituições de Ensino Superior com o objetivo de integrar os países de língua portuguesa por meio do Programa de Cooperação Internacional da qual fazem parte 12 Instituições de Ensino Superior de Brasil, Portugal e Guiné-Bissau e é liderado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (Isec Lisboa).

O Programa de Cátedras da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) foi lançado em 1992 junto com o programa UNITWIN (University Twinning), a fim de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Atualmente existem cerca de 640 cátedras e 60 redes UNITWIN, que envolvem mais de 770 instituições em 126 países diferentes.

>> Será possível acompanhar a transmissão ao vivo da cerimônia através deste link.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista