Laboratório Portátil, criado na UFN, é entregue para escola municipal Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/09/2022

A Universidade Franciscana (UFN), por meio de seus professores e acadêmicos, desenvolveram um Projeto de Pesquisa e Extensão em parceria com a EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Santa Maria, onde o plástico é utilizado como potencializador do Ensino em Ciências. Para isso, um Laboratório Portátil foi desenvolvido pela UFN e entregue à escola no mês de agosto para contribuir nesta ação de educação ambiental e de incentivo ao empreendedorismo.

O projeto, que é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tem a UFN envolvida na pesquisa e extensão multidisciplinar que proporcionará aos alunos das turmas de 6º e 7º ano estudar ciência na prática. O Laboratório Portátil é equipado com quatro kits didático-pedagógicos contendo reagentes que possibilita a realização de experimentos em sala de aula, com instruções para as atividades práticas baseadas em metodologias ativas que exploram o tema da tecnologia do plástico, em torno do Ensino de Ciências.

A composição dos kits didáticos pedagógicos varia em função dos níveis de ensino da educação básica para os quais são destinados. O primeiro kit tem como aporte a experimentação da Filtração da água, instigando o aluno a compreender a importância da qualidade da água e como ocorrem os processos de purificação. O segundo kit promove o conhecimento sobre as características dos diversos tipos de termoplásticos e a importância do reaproveitamento de materiais na utilização de determinados materiais na vida cotidiana. No terceiro kit tem-se a testagem da densidade do plástico em diferentes soluções. E, no quarto kit didático, tem-se a produção de artefatos, com a utilização de materiais sintéticos e resinas.

“Esta ação educativa veio para enriquecer o trabalho que a escola já faz e colaborar com a didática das professoras de Ciências e, também, com outros professores que podem utilizar os kits em duas disciplinas já que eles também desenvolvem o empreendedorismo. O projeto vem para ampliar os conhecimentos dos alunos e auxiliar os professores no desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula pois é muito importante aliar a prática às teorias apresentadas”, enfatiza a professora Silvana Aparecida dos Santos Ferraz que é coordenadora Pedagógica dos Anos Finais da E.M.E.F Perpétuo Socorro e bolsista da UFN no projeto ‘Ciência e tecnologia do plástico: um argumento para construção de espaços colaborativos de ensino e da abordagem de práticas sustentáveis na Educação Básica’, via CNPq.

Este já é o terceiro ano que os profissionais da UFN desenvolvem projetos na escola, além de outras ações conectadas à Tecnologia do Plástico que são desenvolvidas por diversos setores da Universidade. À frente deste grupo de pesquisa estão os professores Ail Ortiz (Pedagogia e UFN Digital), Diogo Topolski (Engenharia de Materiais), Maria Isabel Orbelli (Engenharia Biomédica), Lissandro Nora (Administração) e Sandra Cadore Peixoto (Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/PPGECIMAT). Todos coordenados pela pesquisadora Janilse Nunes, Diretora de Ensino de Graduação.

“Nosso objetivo é trabalhar no enfoque da Educação Ambiental, diante disso pensamos que as atividades experimentais pudessem colaborar com o aluno para a popularização da ciência. Então, nosso objetivo dentro deste grupo de estudo que foi criado é fazer com que a experimentação desperte o interesse do aluno em aprender mais sobre ciência. E, neste caso, estamos levando até eles um conhecimento maior em relação ao plástico, com isso pretendemos que estes estudantes além de serem protagonistas, também tenham mais interesse no aprendizado junto ao contexto que vivem junto aos seus familiares”, a Engenheira Química Sandra Cadore Peixoto, docente da Graduação e do PPGECIMAT da UFN.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/UFN