Laboratório de Práticas Econômicas divulga ICVSM de fevereiro de 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/03/2019

O Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM), calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, nos dois primeiros meses do ano variou + 0,82% e + 0,51% respectivamente nos meses de janeiro e fevereiro, após um dezembro com variação de +0,06%, ante queda em novembro de -0,33%. No ano, a variação 1,34% e nos doze meses, 4,74%.

O grupo alimentação em janeiro variou em +1,35% e em fevereiro +1,45%. Já o grupo saúde e cuidados pessoais apresentou variação positiva de +1,86% em janeiro e +0,77% em fevereiro.

No transporte as variações, em janeiro foram de +0,28% e em fevereiro pequena deflação de -0,01%. Isso devido a passagens de avião e o preço do estacionamento que impactaram no período. Segundo a pesquisa, nos próximos meses aumentos no subgrupo combustíveis não são descartados.

O Índice é calculado pelo Laboratório de Práticas Econômicas, LAPE, do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Franciscana, UFN.

Veja o arquivo completo clicando aqui, na aba downloads.