Laboratório de Diagnóstico Molecular chega a marca de 10 mil testes PCR para Covid-19 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/12/2020

O Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade Franciscana – UFN realizou 10 mil testes de PCR para Covid-19, desde o dia 11 de maio de 2020, quando passaram a diagnosticar a presença do vírus de pessoas que consultam na Unidade de Pronto Atendimento, UPA de Santa Maria, e de pacientes que internam no Hospital Casa de Saúde e no Hospital Regional de Santa Maria.

O trabalho é realizado por meio de uma rede de cooperação interinstitucional, com apoio do Governo do Estado e liberação do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul – Lacen, com o objetivo de ampliar o número de testes de PCR para Coronavírus na região.

Estão envolvidos no processo de testagem aproximadamente 10 pessoas ligadas ao curso de Biomedicina da UFN, entre professores, estagiários e residentes. Os resultados dos exames não são divulgados ao público em geral, mas estão conectados a central de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, integrando a rede nacional de combate da Covid-19.

De acordo com o coordenador do Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFN, Prof. Huander Andreolla, são mais de 30 semanas epidemiológicas, ou seja, mais de 200 dias em plena atividade no laboratório realizando além do PCR para Coronavírus também PCR para outros vírus respiratórios.

“Dez mil não representa apenas um número ou um quantitativo de insumos. Dez mil representa para mim um número de vidas, dez mil famílias, dez mil oportunidades de aprender e de ensinar. Não comemoramos dez mil suspeitas, mas dez mil capacidades de dar respostas para essa importante demanda de saúde pública. É gratificante”, ressaltou o docente.

Hoje, são analisados cerca de 180 testes por dia, entre pacientes provenientes do setor público e de laboratórios privados, sendo que os resultados dos exames vêm levando, em média, 24h. Vale informar que os testes não são realizados na Universidade Franciscana de forma presencial.

Texto:
Carolina Busatto Teixeira / Jornalista UFN