Jornalismo especializado em América Latina é desenvolvido por acadêmico da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
07/05/2021

Na última semana de abril, o acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Franciscana (UFN), Denzel Valiente, lançou o ‘Latinacción - Comunicação Libre’ uma ação desenvolvida na disciplina de Projeto Experimental. Com o objetivo de praticar Jornalismo Especializado em América Latina, o estudante tem a orientação da professora Neli Mombelli.

O Latinacción conta com o perfil no Instagram, lançado no dia 26 de abril, onde estão sendo publicadas notícias sobre os temas relevantes que movimentam o cenário latino-americano no âmbito da política, cultura, sociedade e saúde.

O projeto também está presente nas principais plataformas de streaming, explorando a produção de podcasts voltados à discussão do tema. O primeiro programa, que foi ao ar no dia 1º de maio, traz a temática ‘O dia do trabalho na América Latina’. Ao total, quatro podcasts serão disponibilizados todos os sábados no mês de maio trazendo um resumo semanal dos fatos com uma abordagem do tema destaque.

O acadêmico conta que a ideia surgiu de uma vontade sua em fomentar a noticiabilidade sobre a América Latina já que, segundo ele, o Brasil consome muito mais informação referente aos Estados Unidos e aos países da Europa e deixando de lado, por muitas vezes, seus países vizinhos: “Não sabemos quase nada do que acontece nos países da América Latina, então foi quando tive a ideia de fazer com que os brasileiros tivessem mais acesso sobre os países que os cercam”, comenta Denzel.

Podcast Latinacción
Para quem ainda não ouviu o podcast do Latinacción, pode conferir primeiro programa que tem como título ‘O dia do trabalho na América Latina’, e traz a participação do Dr. em História Social do Trabalho, Diorge Konrad; do Jornalista e Cineasta, Fran Rebelato e do Jornalista, Escritor e Cineasta argentino, Júlio Baraibar.

O segundo programa, intitulado ‘Manifestações na Colômbia e Conflitos de Interesse na América Latina’, já estará disponível neste sábado, dia 8. Com discussões voltadas às manifestações que ocorreram durante a última semana na Colômbia e abordagem relativa aos conflitos entre os movimentos sociais e o governo. Além disso, também será levantada discussões a respeito da Liberdade de Imprensa na América Latina, em virtude do dia 3 de maio, data que é considerada o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo
Imagem: Divulgação/Jornalismo