Jogos Digitais é avaliado com nota de excelência pelo MEC Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/02/2020

O Curso Tecnológico Superior de Jogos Digitais conquistou nota quatro, em uma escala de 1 a 5, em nível de qualidade de curso, em avaliação do Ministério da Educação. A estrutura para análise levou em conta três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. A percepção do aluno da UFN, que leva em conta a formação humanística e tecnológica, diante das novas formas de organização do processo de trabalho, foi um dos destaques da perspectiva pedagógica.

“Nossa metodologia trabalha o conhecimento em três vertentes: socialização, produção e diálogo com a sociedade. Quer dizer que mantemos a necessidade do Trabalho Final de Graduação, mas sugerimos que possa ser gerado um produto digital, que pode ser jogo, ou criação e aprimoramento de uma plataforma interatividade, por exemplo. Assim criamos conexões com o mercado e já projetamos os alunos para o mercado de trabalho”, explica o coordenador do Curso, Ricardo Frohlich, ao salientar as diversas oportunidades de colocação profissional que o Curso de Jogos Digitais pode proporcionar.

A estruturação do currículo amparada em cinco eixos também foi destaque: Game Design, Eixo Tecnológico, Artístico, Gestão e Humanístico. Significa dizer, conforme o relatório, que o Curso adota uma estrutura curricular flexível e interdisciplinar, em que temas pertinentes ao desenvolvimento da região e do país são priorizados.

“Nossa produção científica, cultural, artística e tecnológica foi considerada excelente. O Curso foi identificado como muito prático, sendo fator positivo na avaliação as aulas práticas em laboratórios modernos, equipado com sistemas profissionais de aprendizado”, aponta Ricardo, diante da nota máxima que a UFN teve no item Infraestrutura do Curso.

O Curso de Jogos Digitais proporciona ao aluno a experiência em produzir jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre outros.

Alguns projetos de destaque:

• Projeto de remodelac¸a~o do museu do Regimento do Mallet. No peri´odo de 2019-2020 de acordo com o edital no 31/2017. Docentes participantes: Ricardo Frohlich da Silva, Guilherme Chagas Kurtz e Reiner Franthesco Perozzo. Conve^nio: Exe´rcito Brasileiro
• Uma abordagem aplicada em ambientes inteligentes – Jogos Digitais. No peri´odo de 2019-2020 de acordo com o edital no 16/2019.
Discentes participantes: Fernando Lima Kettes e Ju´lia Barcelos Flores. Conve^nio: Exe´rcito Brasileiro
• Histo´rias infantis e jogos digitais: sensibilizando a´s crianc¸as para o letramento cientifico e tecnolo´gico. No peri´odo de 2019- 2020 de acordo com o edital no 12/2019.
Discentes participantes: Cesar Augusto Machado Cadona´ e Rodrigo Marques de Bem. Conve^nio: Secretaria Municipal de Educac¸a~o de Santa Maria
• Jogos Digitais para o desenvolvimento do pensamento matema´tico, na educac¸a~o ba´sica. No peri´odo de 2019-2020 de acordo com o edital no 12/2019.

Conheça o Curso de Jogos de Jogos Digitais

Agende sua prova de redação ou entre na Universidade com a Nota do Enem