JIMA apresentou temáticas ligadas ao desenvolvimento sustentável Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/06/2021

Com realização junto aos cursos de graduação em História, Pedagogia, Pedagogia EaD, Letras e Psicologia da Universidade Franciscana (UFN), a XII Jornada Integrada do Meio Ambiente (JIMA) ocorreu com propósito de compartilhar ações universitárias de ensino, pesquisa e extensão com temas ligados à sustentabilidade. O encontro foi realizado no dia 7 de junho, de forma online.

A programação trabalhou o tema 'Diálogo e parcerias entre as comunidades na busca pelo Desenvolvimento Sustentável - Fraternidade e diálogo: compromisso de amor’. Referente às abordagens, a professora Ail Meireles, docente do curso de Pedagogia e Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação da UFN, falou sobre a preferência da temática: “Buscamos por meio do assunto, fortificar uma aliança entre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano de 2021 (Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor), com a chamada ‘Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030’ da ONU”.

A atenção frente aos assuntos discutidos visou atingir a compreensão entre a comunidade acadêmica e a social. Relação esta, que potencializa a procura por melhorias na qualidade socioambiental entre instituições e profissionais. Ao decorrer do encontro, um momento dedicado ao compartilhamento de projetos ocorreu junto ao painel ‘Sustentabilidade: projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária da UFN, em diálogo com a comunidade local’. As apresentações mantiveram a finalidade, divulgar pesquisas de forte impacto social e ambiental, em dimensões de ensino e extensão universitária, em parceria com recortes da comunidade local.

Os projetos dividiram-se entre as seguintes temáticas:
Ações de educação ambiental para o descarte adequado de medicamentos vencidos e em desuso / Professora apresentadora: Jane Beatriz Limberger;
Ciência e tecnologia do plástico: um argumento para construção de espaços colaborativos de ensino e da abordagem de práticas sustentáveis na educação básica / Professora apresentadora: Janilse Fernandes Nunes;
Programa vida pela água: Lajeado dos Pires – Campestre, Santa Maria, RS / Professor apresentador: Carlos Leite Maciel Filho;
Assistência Jurídica Ambiental Gratuita – AJAG/UFN / Professor apresentador: Prof. Márcio de Souza Bernardes;
Integra Engenharias: melhorando a qualidade de vida da população por meio de tecnologias para produção de energia alternativa / Professora apresentadora: Noeli Júlia Schüssler Vasconcellos.

Além de evidenciar a participação de docentes e acadêmicos da UFN, o JIMA reuniu educadores e estudantes de diferentes instituições de Ensino Superior de Santa Maria e região. A mediação foi realizada pela professora, Drª. Natália Lampert, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo