IX Workshop em Nanociências promove divulgação de pesquisas da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2020

Com o intuito de possibilitar a troca de experiências e discussões entre pesquisadores, profissionais e empreendedores de renome nacional, o IX Workshop em Nanociência trouxe consigo uma série de encontros virtuais, com temáticas ligadas à nanociência e tecnologia. A programação foi estabelecida durante os dias 4 e 5 de novembro, sob organização do Programa de Pós-Graduação em Nanociências da Universidade Franciscana (UFN).

Em sua nona edição, o evento foi direcionado a professores e alunos de graduação e pós-graduação envolvidos com a área da nanociência e nanotecnologia. O planejamento também incluiu a apresentação de pesquisas elaboradas pelos mesmos. Neste ano, o programa visou a procura por profissionais ligados ao ramo do empreendedorismo, para que pudessem vincular a área acadêmica com a empresarial.

Por meio de sua realização, o evento também visou fomentar intercâmbios e cooperações entre instituições de ensino superior, cooperar com o meio acadêmico e industrial frente a ideias inovadores e métodos modernos em pesquisa experimental, e divulgar pesquisas desenvolvidas na UFN.

Responsável pela organização, o coordenador do curso de Pós-Graduação em Nanociências da UFN, Alencar Machado, frisou que dentre os objetivos dos encontros, estava a promoção de um ambiente com troca de experiências entre alunos e professores de diferentes instituições. “Por mais que a estrutura organizacional tenha sido adaptada para a modalidade virtual, obtivemos um maior número de inscritos de outros estados do país. O acesso via plataforma web facilitou a interação entre todos participantes”, salientou.

Contudo, previamente a finalização da seleção de pautas, um procedimento foi efetivado, com propósito de selecionar os professores que iriam palestrar. “Temos muito cuidado na escolha dos palestrantes, pois queremos diversificar o número de assuntos a serem abordados. Para isso, devemos selecionar profissionais que trabalham com diferentes abordagens, internas a nanociência e tecnologia”, comentou Alencar. A programação foi criada de modo interdisciplinar, a qual incluiu profissionais da área da saúde, ambiental, engenharias e da área farmacológica.

Texto: Giancarlo de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN
Imagens: divulgação