IV Mostra de Tecnologia e Feira de Negócios movimentam a UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/11/2018

A IV Mostra de Tecnologia, promovida pelo Ambiente de Inovação da UFN acontece durante todo o dia de hoje, 14 de novembro, no hall do prédio 15, localizado no conjunto III.

A mostra faz parte do mês do empreendedorismo, e em sua quarta edição, integrou-se com a Feira de Negócios dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

O objetivo da mostra é proporcionar a aproximação entre gestores e representantes de empresas encubadas com acadêmicos da graduação que pretendem entrar no mercado empresarial e tecnológico.

Ao total, neste ano são 17 projetos de negócio de acadêmicos de diversos cursos da IES, e empresas parceiras do Ambiente de Inovação, como o Tecnoparque, e a Incubadora da UFSM.

Os autores que participam da exposição de modelos e projetos de negócios e tecnológicos, são acadêmicos de graduações como Enfermagem, as Engenharias da UFN, Jogos Digitais, Design e cursos de pós-graduação. A mostra busca integrar academia e empresários da cidade, promovendo um espaço de troca de pesquisas e experiências.

Estava apresentando seus projetos, durante a tarde, os acadêmicos Bruno dos Santos Belaguarda, Alessandro Oliveira, Fabricio Londero e Gustavo Stangherlin Cantarelli, expondo o trabalho Ferramenta de Realidade Aumentada Utilizando Kinect para Estudos Topográficos.

O objetivo do projeto é utilizar a tecnologia de realidade aumentada para o ensino nas escolas e universidades, visando um entendimento mais prático e uma metodologia mais atrativa.

A proposta é utilizar a projeção da imagem em uma caixa de areia, a ser utilizada em estudos topográficos, possibilitando ao professor demonstrar na prática as técnicas da topografia e relevos.

Um dos integrantes do projeto, Bruno Belaguarda, relata que a programação utilizada para a projeção já era disponibilizada na plataforma Linux, eles reprogramaram o código para que possa ser acessado de outros computadores e eletrônicos, de forma mais prática.

Também presente durante a mostra, Letícia Saccol Togny, do curso de Engenharia de Materiais, apresentou o trabalho Síntese e Caracterízação de Meios Filtrantes Mecânicos de Carvão Ativo com Nanopartículas de Prata, produzido juntamente com os professores Tiago Moreno Wolkmer e Diogo Kramer Topolski, da Engenharia, Ana Paula Becker, da Biomedicina, e Fernando Dalpont Morisso, da Universidade Feevale. Este realizou a microscopia eletrônica dos tecidos.

Sua proposta é produzir as máscaras respiratórias utilizadas por profissionais da limpeza, utilizando um tecido filtrante com maior ação bactericida, que seria o carvão ativo.

Como justificativa, ela apresenta que após as suas pesquisas, descobriu que o biofilme utilizado no material do qual são feitas as máscaras hoje, é mais passível de desenvolver bactérias.

Ela relata que a ideia do projeto surgiu a partir de sua atuação n a engenharia de segurança, e pensou em melhorar este equipamento, muito utilizado.

Neste ano, a mostra se integrou à Feira de Negócios, realizada pelos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

"Com isso, houve um grande aumento do público visitante, e também dos expositores. Tanto que, neste ano, ao total, são mais de 40 projetos”, destaca Matheus Camargo, gestor do Ambiente de Inovação da UFN.

Durante a manhã e a noite, os trabalhos realizados em disciplinas dos cursos de gestão estão sendo apresentados pelos acadêmicos.

Ao total, são aproximadamente 35 nesta edição da Feira de Negócios, que conta com trabalhos realizados nas disciplinas de Prática Profissional I e II, e em Projetos de Viabilidade de Negócio.

Os trabalhos apresentados pelos acadêmicos da disciplina de Prática Profissional vieram a partir da sua observação, um grupo trabalhou a gestão de escolas municipais, e outro com a indústria mecânica.

Eles realizaram diagnósticos, onde propuseram ferramentas administrativas para serem utilizadas por eles. Todo o trabalho requeria um objetivo e um método claro, priorizando o aproveitamento da empresa.

Já em Projetos de Viabilidade de Negócio, os acadêmicos criam um projeto de empresa, realizam estudos de mercado, e buscam apresentar uma proposta que seja viável e passível de retorno. Participam desta disciplina os três cursos da área de gestão da UFN.

Texto: Thayane Rodrigues / Estagiária Jornalismo
Fotografias: Mark Braunstein