Itec Park UFN é apresentado durante o RS Innovation Agro, na Expointer Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/09/2023

Com o tema ‘A inovação faz o Agro mais forte’, os assuntos que movimentaram a 46ª Expointer durante os dias 26 de agosto a 3 de setembro irão extrapolar a esfera rural e repercutir de forma ativa na economia, nas pautas de futuras discussões e no mercado da tecnologia gaúcha. E a Universidade Franciscana (UFN) esteve no centro dessa programação ao participar do ‘RS Innovation Agro’, um espaço com a apoio estratégico da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), que reuniu empresas, startups, hubs de inovação e parques tecnológicos em rodas de conversas sobre temas emergentes ao setor.

A Universidade santa-mariense levou para a Casa da Febrac (Federação Brasileira dos Criadores de Animais de Raça), uma amostra dos seus projetos de inovação no agronegócio e apresentou o Itec Park UFN. “A inserção do Parque Tecnológico da UFN em eventos de relevância nacional e internacional, como a Expointer, permite aos projetos apoiados demonstrar à sociedade suas propostas de produtos e serviços, potencializando a divulgação e a conexão com outros atores do mercado. A participação no RS Inovation Agro, promovido pela Sict e pela Expointer, permitiu o lançamento do parque para a comunidade do agronegócio, abrindo oportunidades de cooperação e desenvolvimento de soluções com empresas do setor”, enfatiza o professor Lissandro Dalla Nora, Diretor do ITEC Park UFN que realizou a apresentação junto com o Gestor da ITEC-UFN, Henrique Jann, no dia 28 de agosto.

Além de exibir seu ecossistema de inovação interno composto pela Incubadora Tecnológica, a Agência de Inovação, o Itec Park UFN e os Laboratórios de Ensino e Pesquisa, que irão impulsionar ainda mais o mercado de negócios da Região Central gaúcha e fortalecer o seu protagonismo inovador. Estavam presentes as empresas incubadas que já estão se beneficiando dos serviços do parque de inovação, ciência e tecnologia da UFN como: a Aproveita+, a NioBio, AgroFmb e a Arbosana. Os momentos de exposição das startups ocorreu nos dias 26 e 27 de agosto e 3 de setembro, dentro de uma programação que contou com a presença do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e de membros de diversas pastas do Governo.

A oportunidade foi, também, de compartilhar as pesquisas e avanços realizados dentro e fora de sala de aula. Como foi o caso do Grupo de Pesquisa em Nanomateriais Aplicados (GPNAp-UFN), com o projeto InovaNióbio. “Estar na Expointer permitiu a divulgação científica dos trabalhos realizados pelo grupo na área de nanotecnologia vinculados, juntamente com a oportunidade única de verificar as demandas do mercado e possíveis ideias inovadoras para o desenvolvimento de novas tecnologias, como os processos sustentáveis, aprimoramento dos sistemas de rendimento, segurança e qualidade”, afirma o professor William Leonardo da Silva, do curso de Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Nanociências, sobre a oportunidade de fortalecer a visibilidade com conexão negócios e o acesso à inovação.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/ITEC Park UFN