Isolamento social para pessoas em situação de rua é tema de roda de conversa virtual Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
20/05/2020

A disciplina de Psicologia nos Contextos Comunitários, do curso de Psicologia da UFN, promoveu uma roda de conversa aos estudantes, com a participação da Psicóloga Maria Conrado e a Assistente Social Annie Jacques, profissionais da equipe especializada em abordagem social – CREAS/SM.

A atividade online ocorreu no dia 19 de maio, e teve como tema o “Isolamento social para pessoas em situação de rua em meio a pandemia da Covid-19”.

De acordo com a docente responsável pela disciplina, Profa. Monise Gomes Serpa, o objetivo desse encontro foi aproximar a comunidade acadêmica de Psicologia, e demais aeras interessadas no tema, às práticas realizadas nas políticas de Assistência Social e como tal política tem atuado na pandemia.

As profissionais apresentaram os desafios de atuarem num cenário político e social no qual há uma crescente precarização dos serviços, sendo a da Assistência Social uma das mais afetadas. Apesar desses desafios, a equipe pontuou a importância do seu trabalho em grupo e integrado com as demais políticas, como a da saúde, e do seu olhar profissional pautado na concepção do outro como um sujeito de direitos.

Ainda de acordo com a professora do curso de Psicologia, a atividade contou com a participação de alunos do curso de Psicologia, do Serviço Social e da Terapia Ocupacional, como também de acadêmicos de outras Universidades e profissionais de outros estados.

“Fiquei muito feliz de ouvir todo mundo, e poder pensar junto sobre esse momento, principalmente de ouvir a experiência da Annie e da Maria! Muito bom pensar no trabalho multiprofissional, na importância da flexibilidade dos profissionais e do setting para além do espaço físico”, ressaltou Jessica Jesuz, acadêmica da Terapia Ocupacional da UFN.

“Foi muito interessante o encontro, vinhamos com distanciamento da prática, e essa roda de conversa virtual contribuiu para a gente ter uma melhor aproximação da atuação”, complementou Carolina Montedo, acadêmica de Psicologia da UFN.