Intercambistas da Alemanha estão em período de estudos na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/04/2023

A Universidade Franciscana, por meio do seu programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, está recebendo três intercambistas da Alemanha provenientes da Hochschule Osnabrück - University of Applied Sciences. As estudantes Marina Schulte, Jane Stevens e Lahja Menne estarão na UFN no decorrer deste 1º semestre e, no período desta permanência, ocorre a disciplina ‘Health policies in the national and international perspective’ (Políticas de saúde na perspectiva nacional e internacional) em conjunto com o curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil.

Com caráter multiprofissional, a disciplina envolve cerca de 20 acadêmicos matriculados à nível de graduação e pós-graduação. A última aula ministrada pelas intercambistas, que cursam o 6º semestre na Universidade da Alemanha, abordou temáticas envolvendo a cultura e sistema de saúde do seu país de origem. No momento, Marina, Jane e Lahja estão aprendendo a respeito do Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, com especial atenção à Psiquiatria: “We learn something new everyday and are really enjoying our time here. We are thankful for this experience and for the people we get to meet here” (Aprendemos algo novo todos os dias e estamos realmente aproveitando nosso tempo aqui. Somos gratos por esta experiência e pelas pessoas que conhecemos aqui), destaca uma das estudantes.

Para a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, professora Dirce Stein Backes, a Mobilidade Acadêmica Internacional é importante no processo formativo dos estudantes da Graduação e Pós-graduação: “Diz respeito a movimentar-se e relacionar-se na sociedade globalizada, sem fronteiras e centrada no conhecimento. Além de estratégia prioritária das agendas governamentais, trata-se de um compromisso a ser assumido pelas Universidades e também pelos profissionais, em geral, como desafio ao impacto da globalização”. Também afirma que participar de um programa como este, oferecido pela UFN, revela ganhos associados à produção científica, sobretudo em relação ao avanço do conhecimento no que se refere aos métodos de pesquisa e referenciais teóricos; à formação profissional, pelo debate de ideias e contato com perspectivas teóricas e metodológicas de domínio dos centros de excelência.

Em breve, a UFN sediará a Jornada Internacional de Enfermagem entre os dias 9 e 11 de maio de 2023 e receberá, além do público típico do evento, mais 37 alunos e professores da Alemanha para discutir as tecnologias, habilidades e espaços de atuação na Enfermagem.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista
Fotos: Divulgação/Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil