Integrantes da UFN são premiados no Santa Maria Vídeo e Cinema 2019 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/11/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagem: divulgação / SMVC

A docente do curso de Jornalismo, professora Neli Mombelli, e o diretor de fotografia, editor e cinegrafista Alexsandro Pedrollo, da Publicidade e Propaganda da UFN, foram premiados no Santa Maria Vídeo e Cinema de 2019.

O encerramento do festival ocorreu no dia 03 de novembro, e os integrantes da IES ganharam nas categorias Melhor Curta, Júri Popular e Melhor Direção de Fotografia, respectivamente.

Neli ganhou o troféu Vento Norte pelo curta ‘Feminino Substantivo', cuja produção reuniu toda a diversidade possível de mulheres, desde intelectuais a donas de casa, de diferentes etnias, raças, orientação sexual e opiniões, com o propósito de reafirmar o que é ser mulher e defender os seus direitos.

“O reconhecimento que essa premiação traz, potencializa o debate na sociedade, ao qual o filme se soma à luta e à resistência que envolve o ser mulher. Receber o prêmio é uma realização para quem trabalha com o audiovisual, pois é o reconhecimento do olhar especializado do júri, e, também, demonstra a receptividade do público”, ressalta a docente.

Já a premiação de Alexsandro Pedrollo foi de Melhor Direção de Fotografia do curta-metragem nacional ‘Existência’, dirigido por Paulo Tavares. O curta-metragem busca trazer para o espectador a intriga de saber de onde tudo começou, ou seja, de onde surgimos, quando foi o início e quando será o fim da existência.

Nesta edição do Santa Maria Vídeo e Cinema, 23 obras concorreram nas 14 categorias da Mostra CredPago de Curtas-Metragens Brasileiros. Além desta, também competiram 11 filmes em 12 categorias da Mostra Bambino de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. O festival exibiu os curtas durante as três noites de evento. O júri especializado desta edição contou com Diorge Alceno Konrad, Fabiana Pereira, Marilice Daronco, Melina Guterres e Sirmar Antunes.

Jornalismo UFN no Santa Maria Vídeo e Cinema 2019

O Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana foi um dos apoiadores do festival e os professores do curso participaram como mediadores dos debates dos filmes que foram exibidos na Praça Saldanha Marinho. Entre os docentes convidados estavam Rosana Cabral Zucolo, Carlos Alberto Badke e Glaíse Palma, além da professora Fabiana Pereira, que foi uma das juradas do SMVC.

O curso também esteve lutando por um prêmio no Festival, com o curta-metragem de ficção ‘Post It’, produzido no 1º semestre de 2019, na disciplina de Cinema II. O filme é um suspense que narra o cotidiano de uma estudante universitária que, com o passar dos dias, encontra mensagens escritas em post its, espalhadas pela casa.