Integrantes da UFN homenageiam docentes pelo Dia do Professor Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/10/2020

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN

Considerada uma das datas mais significativas do ano, o Dia do Professor traz novamente uma ilustre representatividade ao público. Comemorado no dia 15 de outubro, data em que a homenagem ganha ênfase, ela aborda um exímio significado para profissionais atuantes nesta área.

Para marcar a data, os cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde da Universidade Franciscana (UFN) prepararam uma homenagem especial aos seus docentes. O projeto tem como finalidade demonstrar a gratidão de acadêmicos e mestrandos para com seus educadores, que se adaptaram a outro método de ensino nesta pandemia.

A graduanda Lorena Alves, do 5º semestre do curso de Enfermagem, contou que o projeto tomou partida após a organização entre todos os cursos de saúde, com a unificação de materiais e propostas. Segundo ela, além da homenagem, ele visa aproximar os estudantes de seus professores. “Encaro como uma oportunidade de reaproximação, visto que nesta pandemia todos ficamos isolados. A interatividade virtual nos mostra a dedicação que eles carregam para conosco”, destaca.

Assim como Lorena, o acadêmico Leandro da Silva, também do 5º semestre do curso de Enfermagem, revela que em 15 dias de elaboração do material, ficou evidente que todos envolvidos almejavam fazer alguma homenagem para destacar a representatividade de cada educador. “Ao invés de cada área produzir um material, unificamos todas modalidades acadêmicas para formular este conteúdo”, explicou Leandro.

O aluno, igualmente, deixa claro que a partir do momento em que as aulas adotaram a modalidade à distância, os professores não mediram esforços para buscar adaptação com o novo método de docência: “Todos continuam dispostos a seguirem aperfeiçoando-se no ensino online. Isso mostra a dedicação com a profissão e com o relacionamento para com os alunos”.

Além dos acadêmicos, as mestrandas em Saúde Materno Infantil, Nathália Adames e Maria Luiza Suarez Cella, abordaram a importância e representatividade profissional por parte dos educadores durante a pandemia e a integração com o projeto. “Muitos professores buscaram aprender a manusear novas tecnologias para seguir mantendo os encontros virtuais. Eles merecem esta cerimônia, por diversos outros motivos, mas o esforço diante da adaptação à um ambiente distinto mostra a dedicação com os alunos”, declarou Nathália.

Já Maria Luiza Suarez Cella salienta a valorização acima da profissão de educador: “É um momento muito importante, pois é uma época que destaca o papel do professor na vida das pessoas. Queríamos ter feito esta homenagem, assim que as aulas mudaram para o sistema remoto, mas acredito que tudo que gostaríamos de falar, será abordado por meio do que preparamos”.

Todavia, acadêmicos e mestrandos não foram os únicos envolvidos com o Dia do Professor. Com a chamada, "Professor (a), profissão que transforma", a UFN TV organizou durante esta semana, cinco produtos audiovisuais para serem reproduzidos em sua grade de programação no Canal 15 da Net e nas redes sociais. A série começou a ser exibida na segunda-feira, dia 12, estendendo-se até sexta-feira, dia 16. Veja abaixo: