Integrantes da UFN aprimoram seus conhecimentos em viagem de estudos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
13/03/2020

Em busca de novos conhecimentos, docente e aluna do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida – MCSV da Universidade Franciscana realizaram uma viagem de estudos à Porto Alegre – RS e São Paulo- SP.

A viagem ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de março, e contou como primeiro destino Porto Alegre, ainda em solo gaúcho. A Profa. Dra. Ana Lúcia de Freitas Saccol, que também atua no curso de Nutrição, e a mestranda e nutricionista Fernanda Dineia Viera, realizaram uma reunião técnica e orientada sobre o Sistema de Categorização dos Serviços de Alimentação junto a equipe do Setor de Alimentos da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da capital. Durante este encontro a Profa. Ana Lúcia Saccol explicou o processo de categorização de Santa Maria para a equipe da capital.

Ainda, a mestranda Fernanda Viera convidou autoridades sanitárias à participarem do seu projeto de Mestrado intitulado “Implicações na atuação da Vigilância Sanitária após o Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação para a Copa do Mundo FIFA/2014”.

Já em São Paulo, as duas integrantes da Universidade Franciscana também realizaram um encontro com a Profa. Dra. Elke Stedefeldt, que coordena o Grupo de Estudos “Diálogos sobre o Risco e Segurança dos Alimentos em Contextos Interdisciplinares”, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, com o objetivo de discutir algumas metodologias para análise de Risco Sanitário, já que o tema é o foco da pesquisa da mestranda da UFN.

Ainda, durante a passagem pela UNIFESP, Ana Lúcia Saccol ministrou a palestra “Categorização dos Serviços de Alimentação de Santa Maria - RS: reflexões, percepções e desfechos”. A explanação contou com a presença de alunos da Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado de São Paulo, representantes de empresas de consultoria e da Coordenaria de Vigilância em Saúde de São Paulo (COVISA) e do Centro Vigilância Sanitária (CVS) estadual de São Paulo.

Ambas definiram a viagem de estudos como um todo, como uma grande troca de experiências e aprofundamento de discussões na área de conhecimento da categoria de serviços de alimentação.

Imagens: divulgação / MCSV