Integração curricular na área da saúde prioriza atuação prática Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
23/10/2018

Diante da ideia integrar conteúdos multidisciplinares entre as graduações da UFN, os cursos de Enfermagem, Nutrição, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Farmácia e Odontologia, terão disciplinas integradoras durante os primeiros semestres, incentivando a interdisciplinaridade entre as disciplinas. Essa mudança foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Franciscana, e visa o aprimoramento da prática dentro da Instituição, com a criação de uma Farmácia Universitária dentro do Hospital Casa de Saúde que também vai criar novas oportunidades de estágio.

A professora e coordenadora do Curso de Enfermagem da UFN, Carla Lizandra de Lima Ferreira, lembra que várias alterações já haviam sido feitas nas matrizes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia, em 2016, essas mudanças vinham sendo estudadas desde 2012. Nessa matriz, as ações extensionistas foram implementadas a pedido dos professores, que ressaltaram a importância de um olhar social mais sensível para comunidade, propondo o conhecimento diante das práticas acadêmicas desde os primeiros semestres da graduação.

Outras disciplinas passaram por inovações em seu currículo, como a de “Práticas Baseadas em Evidências”, que agora passa a ser uma disciplina obrigatória, e também a Interpretação de Exames Laboratoriais, as quais auxiliam o aluno a se preparar para quando for estagiar na rede hospitalar. Destaca-se também a disciplina de Bioética e Cidadania para os cursos da saúde, contabilizando como disciplina obrigatória institucional e as abordagens de Ética e Cidadania, focando em abordar problemas e questões envolvendo a ética e moral, do ponto de vista do profissional da saúde.




Gestão de pessoas e recursos
O curso de Enfermagem ainda possui algumas disciplinas voltadas para a gestão, pois em muitos casos é o enfermeiro quem está à frente dos cargos de liderança. Ela também lembra que várias das mudanças foram pensadas avaliando o desempenho dos alunos durante os estágios, e que a partir dessa demanda, a matriz foi elaborada para abordar temas emergentes da atuação do profissional da saúde, como questões relacionadas a epidemiologia, na qual se destaca, por exemplo, o surto recente de toxoplasmose na região, exercitando a parte prática da solução de problemas através de intervenções extensionistas.

A professora destaca que um dos desafios de pensar na matriz integrada entre os cursos da saúde, foi incentivar o olhar mais ampliado e sistêmico do aluno. “O enfermeiro, por exemplo, ele não foca na boca ou no coração do paciente, mas sim nele como um todo, já que a enfermagem trabalha com a integralidade do cuidado do humano. Dessa maneira, precisávamos fazer com que o odontologista, ao ir para a comunidade carente, levasse em consideração esse olhar mais amplo, deixando um pouco de lado os aspectos específicos e priorizando o contexto geral”, projetando que existe a possibilidade de oferecer um tratamento mais adequado na saúde primária.

Intercâmbio acadêmico é alternativa
Outra novidade é que a partir do nono semestre dos cursos a matriz não terá mais disciplinas presenciais, possibilitando que os estágios curriculares obrigatórios possam ser realizados fora do país, através de intercâmbios em parceria com a Assessoria de Cooperação Interinstitucional (ACI), que já possui convênio com universidades da Alemanha, Chile, México, Portugal e Colômbia. Caso não seja do interesse do aluno sair do país, também existem convênios em outros Estados, como São Paulo, onde o aluno pode obter as mais de 300 horas de estágio exigidas.

A coordenadora do Curso de Farmácia, Camila Franco, explica que as mudanças feitas na nova grade curricular foram pensadas com base nas exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), respeitando as cargas horárias exigidas nos eixos de cuidados em saúde, tecnologia e inovação em saúde e gestão. As disciplinas comuns aos cursos da saúde foram padronizadas em termos de conteúdo programático, carga horária e nomenclatura, visando a necessidade de ter, pelo menos, 10% da matriz curricular composta por disciplinas com caráter de extensão.




Flexibilidade curricular
Essa mudança também deve beneficiar ao aluno na hora de montar os seus horários, pois essa integralização traz a oportunidade de o aluno realizar cadeiras em outros cursos. “Essas vivências extensionistas dentro da realidade da comunidade local oferecem maior atuação no mercado de trabalho, devido a execução de estágios curriculares a partir do 3º semestre do curso até o 10º”.

Outra inovação para o próximo ano é a criação da Farmácia Universitária, que ainda está em fase de planejamento. A previsão é de que a farmácia ofereça um local de estágio e pesquisa para o aluno, bem como espaços para a manipulação de produtos oficinais e magistrais, incluindo saneantes, nos quais eles poderão aprimorar seus conhecimentos e habilidades. 

A parte prática do Curso de Farmácia é realizada por meio de estágios em diferentes setores, como no atendimento de pacientes na Clínica Institucional, hospitais parceiros e estabelecimentos conveniados, como farmácias e indústrias. A interdisciplinaridade é trabalhada através de atividades integradas, como as ações antitabagismo, que unem os cursos de Fisioterapia, Odontologia e Enfermagem, incentivando a produção de uma campanha a ser aplicada na rua, com o intuito de alertar sobre os malefícios do cigarro na saúde.


A partir da nova matriz, a coordenadora do Curso de Farmácia acredita que esse aspecto vai ser trabalhado de forma mais interdisciplinar, promovendo ainda mais essa troca de conhecimentos e experiências entre os cursos envolvidos. “Acredito que o novo currículo do Curso veio para direcionar a formação do aluno, trazendo maior ênfase em medicamentos e em gestão, sem deixar desprovida a atenção básica à saúde e demais áreas que já atuamos”, ressaltou Camila

A professora e coordenadora do Curso de Fisioterapia, Nadiesca Taisa Filippin, considera o maior benefício da nova matriz o fazer com que o curso de Fisioterapia permaneça atualizado no sentido técnico-científico. “A formação interprofissional, cultural, humanística e crítico-reflexiva, baseada nos princípios éticos da profissão agora ganham destaque. Dessa maneira, os profissionais estarão preparados para atuar com responsabilidade social em diferentes realidades”.

A professora destaca também a curricularização da extensão. “As expectativas são sempre no sentido de oferecer aos nossos alunos uma formação atualizada e de qualidade, que permita seu preparo para o mundo de trabalho, que está em constante transformação, sem esquecer jamais da dimensão humana do cuidado em saúde”.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação