Inscreva-se no PPG Nanociências e concorra à bolsa Capes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/07/2020

A Universidade Franciscana disponibiliza 06 bolsas Capes para o Programa de Pós-Graduação em Nanociências, sendo 02 bolsas de Mestrado e 04 bolsas de Doutorado. O processo seletivo de bolsas, financiado pelo Programa Estratégico Emergencial de Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias – Telemedicina e Análise de Dados Médicos, recebe inscrições até o dia 03 de agosto de 2020.

Para participar, os interessados devem se inscrever no Processo Seletivo de Pós-Graduação Stricto Sensu, especificamente no PPG Nanociências da UFN, clicando aqui, e preencher o formulário de inscrição para seleção de bolsista via Capes, aqui. Os já inscritos no processo seletivo também podem concorrer à uma das Bolsas Capes, basta preencher o formulário.

Veja o edital do Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Nanociências - Bolsas CAPES. 

Os candidatos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Nanociências no 2º semestre de 2020 – Mestrado e Doutorado – selecionados via Bolsa Capes irão atuar nos objetivos do projeto:

- Desenvolvimento de uma plataforma digital on-line de larga escala e acesso universal para diagnóstico de COVID-19 com aplicação de inteligência artificial em imagem de raio-x via telemedicina.
- Analisar os parâmetros necessários para uma resposta segura via diferentes técnicas de diagnóstico molecular e de imagens, minimizando os falsos positivos e falsos negativos resultantes das análises computacionais.
- Ampliar a acuracidade na detecção de COVID-19 através de imagens de raio-X com técnicas de deep learning e ampla validação em cenários reais.
- Construir uma base de imagens de raio-X com a resposta preditiva de modelo computacional de deep learning, com classificação de acurácia e anonimato nos resultados obtidos a cada análise.
- Auxiliar no processo de identificação precoce da população negativa para o COVID-19 e sua exclusão da fila de espera para testes clínicos de resposta.
- Contribuir com a diminuição de carga de trabalho para equipes médicas envolvidas nas atividades de triagem, evitando contato com possíveis casos positivos via telemedicina.
- Formar recursos humanos com a capacidade de agregar tecnologias inovadoras em serviços de saúde, extrapolando esse modelo de predição para demais doenças que possam ser diagnósticas por análises de imagens médicas.
- Criação de um grupo de pesquisa interdisciplinar permanente de pesquisadores/estudantes das áreas de computação, física médica, medicina, biomedicina e nanociências com foco em tecnologias em saúde.


A lista dos selecionados no processo seletivo de bolsa Capes será divulgada no dia 05 de agosto de 2020. Estes, por sua vez, serão beneficiados com:

Bolsa Capes | Doutorado: 
40% de desconto nos encargos educacionais e bolsa mensal de R$ 2.200,00.
Bolsa Capes | Mestrado: 
40% de desconto nos encargos educacionais e bolsa mensal de R$ 1.500,00.

Mais informações:
Secretaria dos Programas de Pós-graduação 
E-mail: ppgnano@ufn.edu.br 
Universidade Franciscana, Conjunto III, Prédio 16, Sexto Andar, Sala 610. 
Telefone: (55) 3220-1200 ou 3025-9000 - Ramal 9103 ou 9099 
Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação