Inscreva-se nas Oficinas de Apoio Técnico do Programa Saberes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/05/2023

O Programa Saberes, que é voltado para a formação pedagógica na Universidade Franciscana (UFN), está disponibilizando 12 oficinas técnico presenciais que são uma oportunidade de os estudantes aprimorarem seu conhecimento sobre diversificados assuntos acadêmicos, que visam uma experiência formativa significativa. As atividades ocorrem de 24 de maio até 25 de agosto e as inscrições podem ser realizadas de forma individual das oficinas desejadas na página Eventos.

As Oficinas tem como objetivo promover a aprendizagem e qualificar a participação de estudantes em eventos acadêmicos, é voltado para alunos dos cursos de Graduação e da Pós-graduação da UFN. A participação nas oficinas ocorre de maneira gratuita e vale como Atividade Curricular Complementar (ACC). Os certificados serão disponibilizados neste link.

Mais informações:
Pró-reitoria Acadêmica - Equipe Saberes
E-mail: saberes@ufn.edu.br
Telefone: 55 32201291

Oficina 1: Pesquisa e Comunicação Científica

Data: 24 de maio - 16h30min
Ministrada: Noemi Bôer
Voltada para tipos de pesquisa e comunicação científica

Oficina 2: Artigo de revisão da literatura

Data: 25 de maio - 17h
Ministrada: Erick Kader Callegaro Correa
Tem como foco a análise de artigo de revisão; fichamento; metodologia; citações; diálogo entre autores; reflexões (voz autoral); considerações finais.

Oficina 3: Apresentação oral de trabalho em eventos

Data: 30 de maio - 16h
Ministrada: Erick Kader Callegaro Correa
aprofundamento nas normas para apresentação de trabalhos em eventos; objetivos de uma apresentação oral; conteúdos e imagens inseridos na apresentação; recursos disponibilizados; postura do apresentador.

Oficina 5: Currículo Lattes - iniciantes

Data: 14 de junho – 16h30min
Local: Laboratório 104, prédio 1, Conjunto I. Rua dos Andradas, 1614
Ministrada: Lizandra Salau da Rocha
Direcionado para quem ainda não possui Lattes. Orientação para a criação do currículo lattes aos alunos que ainda não o possuem. Criação de senha e cadastro dos dados. Obs: levar certificados e documentos pessoais, RG e CPF.

Oficina 7: História e cultura afro-brasileira

Data: 27 de junho – 16h
Ministrada: Leonardo Guedes Henn
Foco no ensino de História e cultura afro-brasileira. Tópicos de História Afro-Brasileira. Movimento Negro. Educação antirracista.

Oficina 9: Resumo Expandido

Data: 8 de agosto – 17h
Ministrada: Erick Kader Callegaro Correa
Mostra a relevância da leitura global; seleção de palavras-chave; esquematização; concisão; clareza; fidelidade ao texto; produção de resumo.

Oficina 11: Empatia e visibilidade: fundamentos para um futuro mais acessível e inclusivo

Data: 17 de agosto – 17h30min
Ministrada: Arlei Peripoll
A diversidade é uma temática que deve ser (re)significada através de trocas de experiências e reflexões. A proposta da oficina visa dinamizar o conceito de acessibilidade e inclusão no ensino superior e, consequentemente, a necessidade de se vivenciar a empatia

Oficina 4: Intercâmbio para uma formação acadêmica diferenciada

Data: 1º de junho – 16h
Ministrada: Rodrigo Jappe
Trabalha a definição e modalidades de “intercâmbio”. Experiências de intercâmbios nacionais e internacionais. Oportunidades de intercâmbio. Critérios de seleção de intercambistas. A missão da ACI na negociação e formalização de programas de cooperação acadêmica.

Oficina 6: A complexidade de pesquisar temas do Direito Ambiental

Data: 20 de junho – 17h
Ministrada: Prof. João Hélio Ferreira Pes
O contexto da crise ambiental; os problemas ambientais; alternativas à crise ambiental; O papel do direito no enfrentamento da crise ambiental; normas simbólicas no âmbito do desenvolvimento sustentável; Normas jurídicas de proteção aos interesses econômicos x normas jurídicas de proteção ao ambiente. A metodologia adequada para a realização de pesquisa em Direito Ambiental.

Oficina 8: Currículo Lattes – atualização

Data: 30 de junho – 16h30min
Local: Laboratório 104, prédio 1, Conjunto I. Rua dos Andradas, 1614
Ministrada: Lizandra Salau da Rocha
Destinado aos alunos que já possuem currículo lattes. Orientação para atualização dos dados. Obs: levar certificados para exercício de inclusão no Lattes e senha de acesso ao sistema.

Oficina 10: Equilíbrio Financeiro

Data: 14 de agosto – 16h30min
Ministrada: Sicredi
Oficina voltada ao público que deseja encontrar formas de equilibrar suas receitas e despesas, sem deixar de lado os seus sonhos e necessidades diárias.

Oficina 12: Estratégias de relaxamento para controle de estresse na rotina de estudos

Data: 25 de agosto – 10h
Ministrada: Janaína Pereira Pretto Carlesso
Técnicas de gerenciamento do tempo; técnicas antiprocrastinação;
estratégias de relaxamento para redução do estresse e autocuidado.