Inscreva-se na 7ª Jornada Internacional de Enfermagem Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
26/02/2021

Com programação já estabelecida, está previsto para os dias 5, 6 e 7 de maio, o 4º Simpósio de Enfermagem Brasil-Alemanha, a 7ª Jornada Internacional de Enfermagem e o 5º Seminário em Saúde Materno Infantil. Sob organização do curso de Enfermagem e do Mestrado em Saúde Materno Infantil, da Universidade Franciscana (UFN), a atividade visa aprofundar a compreensão geral sobre o tema: Prática Avançada em Saúde e Enfermagem. O mesmo irá ocorrer de forma remota, na Plataforma Virtual, Softaliza.

As inscrições permanecem abertas até o dia 3 de maio. A partir dela, cada pessoa poderá realizar a submissão de um trabalho acadêmico até o dia 31 de março. Assim que a mesma for efetivada, um boleto será gerado e deverá ser pago até o dia 29 de março. Os trabalhos encaminhados irão passar por um processo de análise, o qual será dividido em: 1º julgamento (24/03 a 2/04) e 2º julgamento (14/04 a 22/04). A divulgação dos projetos aprovados ocorrerá no dia 26 de abril. Estes serão publicados em Anais e terão DOI (Digital object identifier), pela organização do encontro.

A parceria Brasil-Alemanha estabelece-se por meio destes encontros a cada dois anos, entre os dois países. Em 2021, a conferência ocorreria no Brasil, porém, em razão da pandemia, o mesmo adotou a alternativa remota. O evento já ocorreu mais de 20 vezes em modalidade nacional, porém, neste ano, será realizada sua 7ª edição internacional, fato destacado pela professora e coordenadora no Mestrado de Saúde Materno Infantil, Profa. Dirce Stein Backes. Ela comenta que por meio dele, é oportunizada uma ampla visibilidade para o curso de Enfermagem e ao Mestrado de Saúde Materno Infantil.

“Neste ano temos inscritos de Portugal, Colômbia, Chile e Arábia Saudita, assim como estarão presentes palestrantes do mundo inteiro, justamente para avançar novas práticas considerando a questão da pandemia”, explicou Dirce. Segundo ela, a temática a ser pautada, “agrega muito em todos sentidos”, pois os alunos passam a ter vivências com outros acadêmicos Brasil afora, assim como adquirem uma noção de como outros profissionais trabalham.

Responsável, igualmente, pela organização do evento, a professora Juliana Colomé complementa alguns dados sobre a pauta selecionada para discussão: “Sempre procuramos idealizar conteúdos que sejam direcionados à área da saúde, em geral, para que os conhecimentos discutidos em si, sirvam de aprendizado profissional para todas as áreas”.

O evento é aberto à toda comunidade acadêmica, a qual pode se inscrever aqui. Após o encerramento da conferência, será emitido um certificado com carga horária de 30 horas aos participantes, no site da UFN. Para conferir a programação do Simpósio, clique aqui.

Deutsch-Brasilianisches Pflegesymposium