Inovação em Saúde é trabalhado em Seminário Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/08/2019

TEXTO: Giulimar Machado
IMAGEM: Mark Braunstein

O II Seminário em Ciência da Saúde da Vida apresentou no início tarde de terça-feira o workshop “O que preciso saber para publicar”, ministrada pelo Prof. Dr. Jovito Adiel Skupien, abrindo o primeiro dia do seminário que trará para os acadêmicos assuntos que abrangem diferentes tipos de conhecimentos na área da saúde.

O prof. Jovito apresentou para os alunos os cuidados que devem ser tomados nas realizações das pesquisas para publicação dos artigos. O workshop foi pensado nas dificuldades que podem ser encontradas até o acadêmico conseguir ter a sua pesquisa publicada. O professor ressaltou para os alunos a importância de não desistirem das publicações, a saberem lidar com as negativas e buscarem melhorarias para seus artigos.

O professor mostrou para os alunos exemplos pessoais, de pesquisas realizadas que acabaram não sendo aceitas para publicações. “A pesquisa é um processo a ser construído. Precisamos ouvir o não, para podermos crescer e buscar caminhos, que sempre nos levem a um resultado melhor”, comentou o professor.

Além do workshop, os acadêmicos apresentaram em forma de pôsteres, resumos de suas pesquisas, e foram avaliados pelos professores. A realização do Seminário foi construída através das diferentes áreas que o Mestrado em Ciência da Saúde e da vida abrange, e os assuntos trazidos para dentro do evento foram pensados pelos professores, fazendo com que o aluno participante se sinta à vontade.

Nesta quarta-feira, um dos grandes assuntos que será abordado no II Seminário em Ciência da Saúde da Vida, será a mesa-redonda “Câncer: O que temos de mais inovador? ”, que abordará assuntos relacionados a doença. A conversa contará com a presença de uma psicóloga, um fisioterapeuta e um médico de tratamento de câncer de mama.

A mesa será coordenada pela profa. Dr Luciana Fontanari Krause, que ressaltou a importância em abordar novas formas de tratamentos e terapias para os acadêmicos, diante das várias possibilidades de pesquisas.

A “Mesa-redonda: Câncer: O que temos de mais inovador?”, acontece na manhã de quarta-feira as 10h. Com a presença da Psicóloga Drª. Caren Ferreira do Nascimento, Fisioterapeuta Drª. Erika Cavalheiro Skupien e do médico e professor da UFN, Dr. Luis Carlos Moreira Antunes.