Inclusão e pertencimento são pautas de evento do curso de Design de Moda Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
27/04/2023

O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) promoveu na tarde do dia 25 (terça-feira) uma roda de conversa com profissionais que atuam no mercado da moda de Santa Maria e lutam por mais diversidade. O momento é uma das ações que promovem a 2ª Semana Fashion Revolution na UFN que reuniu acadêmicos, professores, além da MC Justina Monteiro, Jornalista Letícia Sarturi e da Artista Plástica Fernanda Pizzutti, para falar sobre o tema ‘Muito mais que incluir, pertencer’.

A jornalista, social media, Assessora de Imprensa e colunista de moda plus size, Letícia Sarture, conta que sempre fica feliz em voltar para a UFN porque foi onde ela se formou e começou suas pesquisas: “É muito bom conversar com uma nova geração que está aí querendo mudança e propondo uma mudança e isso construímos juntas”. Letícia destaca que revolução não é feita sozinha e que precisamos nos unir e fazer no coletivo. Para ela, o principal deste movimento é chamar atenção para vários segmentos que são apagados completamente dentro da moda. “Eles em grande crescimento e destaque no setor econômico, mas que ainda não tem direcionamento dentro da moda de uma forma geral”, relata a colunista.

A embaixadora da Semana Fashion Revolution e acadêmica Brenda Caroline explica que esse movimento é global que visa uma moda mais sustentável: “É um movimento feito por ativistas voluntários ao redor do mundo todo e cada vez está crescendo mais. As ações acontecem por volta do dia 24 de abril porque foi quando aconteceu o desabamento do Rena Plaza que foi onde a Semana surgiu”. A universitária também comenta que para ela é muito importante ter sido escolhida como embaixadora porque: “Sempre acompanhei o movimento pelas redes sociais e achei uma iniciativa muito bonita. Eu quero levar para mais pessoas e sinto que posso criar espaços de fala para além da minha convivência. São temáticas que eu sempre trouxe no meu dia-a-dia com os meus amigos e que aqui consigo agregar muito, com mais pessoas e que possamos crescer juntos”.

Ao longo da Semana estão foram realizadas uma exposição de produtos criados a partir do reaproveitamento de tecidos e roupas, no sábado (22) na 2ª edição do CONECTA DISTRITO no Mercado da Vila Belga. Foi instalado um Varal Consciente com a dinâmica de troque, pegue e leve no Pátio do Conjunto III. Também ocorreu na segunda-feira (24) uma roda de conversa na Associação de Reciclagem Seletiva de Lixo Esperança (ARSELE) com o tema ‘O impacto positivo do trabalho das recicladoras para um mundo mais sustentável’ e uma oficina. Já quarta-feira (26) o pátio do Conjunto III foi palco de um bate-papo com a temática ‘Despertar consciência’, ministrada pelo psicólogo e professor da UFN, Marcelo Moreira.

O Fashion Revolution é um movimento global, que surgiu após o desabamento do edifício Rana Plaza, que abrigava confecções de roupas em Bangladesh, no dia 24 de abril de 2013, deixando mais de 1.100 mortos e 2.500 feridos. Está presente em mais de 100 países e tem como objetivo incentivar a maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda por meio da conscientização, mobilização e educação. As ações foram organizadas com a coordenação da professora Caroline Colpo junto com as acadêmicas Ana Clara Ferreira, Anna Carolina Gonçalves, Dienifer Petry e Jordana Dutra. Conto o apoio da coordenadora do curso, Salette Mafalda Marchi e da professora Rubiana Sandri.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo