Imunização em Santa Maria conta com mais de 200 acadêmicos da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
09/06/2021

Empenhada em estar de forma ativa à serviço da comunidade desde o início deste ano, a Universidade Franciscana (UFN) conta hoje com mais de 200 acadêmicos dos cursos de ciências da saúde atuando de forma voluntária na vacinação contra a Covid-19 e a gripe em Santa Maria. Além de diversas ações e atividades que prezam pelo atendimento humanizado e que se integram ao Dia da Imunização, comemorado neste 9 de junho.

Os acadêmicos que estão na linha de frente em combate à Pandemia foram vacinados previamente para que pudessem estar aptos ao atendimento de pacientes nas unidades de saúde e hospitais de todo o município, através das campanhas desenvolvidas pela Prefeitura. Estes futuros profissionais, orientados pelos professores da UFN, também estão inseridos nos processos de imunização de pessoas com comorbidades, idosos e os grupos designados pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). São pessoas que se voluntariaram para ajudar a Prefeitura, então eles já completaram seu esquema vacinal antes dos demais.

"Como vacinadores estão os alunos dos cursos de Enfermagem e no apoio, que compete toda a recepção e validação documental, temos a representação de estudantes da FisioterapiaMedicina e Biomedicina. Os acadêmicos de todos os semestres que se disponibilizaram a ajudar nestas etapas, estão tendo o apoio e supervisão do nosso corpo docente. E, mesmo os que ainda não tem a qualificação técnica para a aplicação das doses, são inseridos nas ações de apoiador realizando a triagem, organização de filas e orientação de como proceder. Mas um critério válido para todos é que tenham participado de uma qualificação, um minicurso de treinamento que a Secretaria Municipal de Saúde promove em conjunto com a UFN”, destaca a professora do Curso de Enfermagem e Coordenadora do Grupo de Saúde Coletiva da UFN, Juliana Colomé.

Entre os estudantes dos cursos de ciências da saúde da UFN que integram estas ações, está a acadêmica Julia Batagnoli Eslesbão, do 2º semestre de Medicina que destaca a importância do atendimento humanizado que é feito: “aqui na Universidade, quando iniciou a imunização, percebi que é muito mais do que tratar doenças. Mas sim, tratar pessoas que têm sentimentos, famílias e histórias de vida que sempre nos tocam de algum jeito. E a gratificação que isto nos dá é muito grande, em poder ajudar a comunidade”.

Já o acadêmico do 6º semestre de Enfermagem da UFN, Estevam Oliveira, explica a motivação em estar engajado voluntariamente na campanha: “vi a oportunidade de, em meio a Pandemia, estar em ação e contribuindo. E, assim que recebemos a primeira dose para poder atuar de forma segura, meus colegas e eu sentimos isso como se tivéssemos sido gratificados e que o voluntariado fosse um grande dever para colaborar, com um grande sorriso no rosto e muito emocionado”.

“Saber que é tão importante que todos sejam vacinados e ver que tem uma população de Santa Maria, foi o que me impulsionou a participar desta ação organizada pela UFN. Estar presente aqui muda muito a nossa visão de como lidar com as pessoas, já que temos vivenciado quase como uma prática intensiva aqui”, é o que conta o aluno do 1º semestre de Fisioterapia, Said Ismail, sobre como atuar no voluntariado da campanha de vacinação tem auxiliado em projetar a realidade da sua futura profissão.

Os acadêmicos dos cursos da área de saúde da instituição que manifestarem interesse em ser parte ativa desta ação, podem enviar e-mail para o contato saudecoletiva@ufn.edu.br.

TEXTO: Márcia Pilar/Jornalista
FOTOS: Eduardo Camponogara/ Estagiário da Publicidade e Propaganda