Impactos do Chat GPT no ensino é tema de conferência das Pós-graduações Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
16/03/2023

Os cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu da Universidade Franciscana (UFN) realizam, nesta sexta-feira (24 de março) a Conferência de abertura do ano acadêmico com a presença do professor Ronaldo Mota, membro da Academia Brasileira de Educação (ABE) e que abordará o tema ‘Chat GPT e suas implicações no ensino e na pesquisa’. A atividade é aberta e destinada a todos estudantes das Especializações, Mestrados e Doutorados da Universidade e inicia às 18h30min na Sala de Conferências, do Prédio 16 – Conjunto III.

“O tema da primeira aula integrada da Pós-graduação Stricto e Lato Sensu diz respeito ao Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer), uma ferramenta baseada em inteligência artificial, que pode ser uma aliada importante nos estudos acadêmicos, nas atividades de pesquisa e na vida profissional. Ou seja, de fato o Chat GPT pode trazer impacto significativo no mundo do trabalho. Entretanto, precisamos aprofundar nas implicações do uso desta tecnologia e em seus limites éticos, por isso a palestra será fundamental para refletirmos”, comenta a professora Taize Machado Lopes, coordenadora de Formação Continuada. Entre estas contribuições, podemos destacar: traduzir e criar textos para qualquer outo idioma; gerar gráficos, tabelas e infográficos para entendimento de dados; e a criação de códigos de programação de acordo com a sua instrução de linguagem.

O conferencista Ronaldo Mota também é diretor acadêmico do Instituto de Profissionalização Digital/ITuring. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (USP), possui Mestrado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com Pós-Doutoramento nas Universidades de Utah/Estados Unidos e da Columbia Britânica/Canadá. Já atuou como Reitor da Universidade Estácio de Sá, professor Titular de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pesquisador Nível 1 do CNPq em Modelagem e Simulação em Ciência dos Materiais, além de já ter ocupado cargos no Ministério da Ciência e Tecnologia e no Ministério da Educação. Ronaldo estuda conceitos de inovação e gestão do conhecimento aplicados à Instituições Educacionais a fim de apresentar sugestões para melhoria de seus desempenhos.

Texto: Márcia Pilar/Jornalista