Ilustração Digital e Infografia em meios digitais Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/06/2020

O curso de Design da Universidade Franciscana propôs, por meio da disciplina de Ilustração Digital e Infografia, que os alunos criassem desenhos digitais, neste período em que não estão acontecendo aulas presenciais na UFN, em função da pandemia do coronavírus.

De acordo com o Prof. Dr. Roberto Gerhardt, que ministra a disciplina, Ilustração Digital e Infografia visa demonstrar ao aluno as potencialidades e possibilidades dos softwares gráficos digitais na transmissão de mensagens.

“É o desenho digital como forma de conteúdo e pensamento, sendo um exercício de tradução visual de ideias e veículo de comunicação. Essa relação entre o (re) desenho e as ideias procura estabelecer essencialidades comuns às artes plásticas, uma vez que, nos exercícios propostos, o aluno deve levar em consideração uma escola, um movimento ou um estilo artístico e trabalhar com uma determinada temática para chegar a um resultado”, explicou o docente.

Ainda segundo ele, essa metodologia de trabalho vai ao encontro das práticas aplicadas em algumas disciplinas do Curso de Design, pois a ontologia do design pressupõe a participação dos três agentes: um desejo, um desenho e um desígnio, ou uma intenção, uma ferramenta e uma tarefa, ou ainda uma autoria (individual ou coletiva), uma técnica e um programa. Esse conjunto de pensamentos e conhecimentos é articulado para deixar o aluno apto ao mercado de trabalho e às suas demandas.