III Seminário de Sistematização da Assistência de Enfermagem reuniu estudantes e profissionais na UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
29/11/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

O curso de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Universidade Franciscana realiza, ao longo desta sexta-feira, 29 de novembro, o III Seminário de Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE. 

Composto por palestras, trocas de experiências entre estudantes, profissionais e professores, apresentação de resultados da implementação da SAE no Rio Grande do Sul e, ainda, defesa do mestrado, o evento busca socializar vivencias teórico-prático sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, com vistas à consolidação da Prática Avançada de Enfermagem.

A abertura contou com a presença da Coordenadora do Mestrado Profissional Saúde Materno-Infantil, Profa. Dirce Stein Backes, acompanhada dos Enfermeiros Vanice Nogueira, da UNINOVE - São Paulo, Fabio Mello, representante da Secretaria Municipal de Saúde, e Cecilia Brondani, representando o Coren-RS.

A coordenadora do mestrado ressaltou a importância da realização do evento e, principalmente, a visibilidade que os profissionais de enfermagem estão conquistando nos dias atuais com suas especializações e estudos na área.

“O Seminário fortalece a convicção sobre SAE, que é uma ferramenta que conduz a prática, a metodologia e uma série de ações dinâmicas e inter-relacionadas a sua realização”, explicou a docente.





A palestra de abertura foi realizada pela Enfermeira Dra. Cecilia Brondani, que explanou sobre “A SAE e o Conselho Regional de Enfermagem”. A enfermeira ressaltou que a Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia desenvolvida a partir da prática do enfermeiro para sustentar a gestão e o cuidado no processo de enfermagem. Desta maneira o profissional consegue agir de acordo com a priorização, a delegação, gestão do tempo e contextualização do ambiente cultural do cuidado prestado. 

De acordo com ela, o processo é organizado em cinco etapas relacionadas, interdependentes e recorrentes. As etapas passam por coleta de dados de enfermagem ou histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem, planejamento de enfermagem, implementação e avaliação de enfermagem. 

A enfermeira ainda falou sobre o Conselho Regional de Enfermagem - Coren, que é uma entidade autônoma de interesse público que, de acordo com ela, tem como objetivo primordial zelar pela qualidade dos Serviços de Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional. 



Veja a programação completa da atividade. 


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação