III Seminário de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento discute assuntos sobre cuidados obstétricos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/12/2020

O Seminário de Boas Práticas de Atenção ao Parto e Nascimento deste ano ocorreu de maneira online, com objetivo de tratar assuntos relacionados à obstetrícia. O projeto, que está na sua terceira edição é uma organização do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) com a Residência em Enfermagem Obstétrica, em parceria com o Hospital Casa de Saúde.

Ele teve como finalidade promover um espaço de integração, reflexão e aprendizagem entre profissionais da saúde e estudantes, frente ao tema. As abordagens foram direcionadas especificamente à atenção obstétrica e neonatal com vistas à humanização e boas práticas pautadas em evidências científicas. Inseridos na programação, profissionais anexados à área da saúde, de diversas regiões do Brasil, Europa e África estiveram presentes para discutir técnicas obstétricas e neonatal em âmbito nacional e internacional.

Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN, a Irmã Dirce Backes enfatiza que a importância da discussão a respeito das práticas obstétricas, colabora igualmente com a gestão, assistência e aplicações de conhecimentos nos demais cursos na área, na UFN. “É de grande valia abordar os conceitos utilizados na carreira obstétrica. Por meio deste trabalho integrado, pretende-se exibir e fomentar novas formas de rever os métodos aplicados, ao pensar também em inovações na abordagem do assunto”, salientou.

O propósito engloba do mesmo modo, o tratamento com a saúde mental de gestantes, a fim de desmistificar receios ou medos ligados ao período do parto. Objetivo este que gira em torno dos cuidados maternos durante o período de gestação.

De modo geral, são assuntos que passam por transformações ao longo dos anos, os quais relevam a importância de eventos que induzam discussões e reflexões frente ao cuidado obstétrico e neonatal. Os participantes receberam certificado de 10 horas após o final do evento.