II International Week supera expectativas e reúne mais de 300 participantes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/06/2020

A Universidade Franciscana, por meio dos cursos de Enfermagem, Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, o Programa de Residências e a Assessoria de Cooperação Interinstitucional, e apoio tecnológico do coordenador de tecnologia da UFN Digital, Fabricio Tonetto, realizou o II International Week Online entre os dias 25 e 29 de maio.

A atividade que acontece anualmente de forma presencial dessa vez foi diferente pois, devido à pandemia do Coronavírus, foi realizada de forma virtual, reunindo cerca de 317 participantes.

O objetivo principal do evento foi socializar sobre as estratégias de enfrentamento à Covid-19 utilizadas em cada um dos 10 países participantes, sendo eles Portugal, Brasil, Chile, Canadá, Moçambique, Reino Unido, França, Colômbia, Estados Unidos e Arábia Saudita.

De acordo com a Prof. Dirce Stein Backes, uma das organizadoras do evento, a atividade ainda possibilitou o fortalecimento de parcerias internacional e agregação de valores à Saúde Universal, considerando que todos precisamos pensar globalmente e agir localmente neste momento.

Abaixo, confira alguns relatos de participantes do II International Week Online:

“O evento superou as expectativas, foi extremamente importante na troca de experiências do Brasil com os países convidados. Entre as colocações dos Palestrantes, saliento o treino intensivo da utilização de EPIs, e da blitz em cada troca de plantão, pois observamos que muitos profissionais acabam se contaminando com o Covid-19 e entendo que estas ações são muito importantes no cuidado com os colaboradores.”

- Maclaine de Oliveira Roos, mestranda do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN

“A semana da II International Week foi de extrema valia, pois nos oportuniza de forma global a vivência sobre um assunto comum à todos. Além disso, através dos depoimentos feitos por médicos, enfermeiros, graduandos, fez-se possível mensurar o planejamento de tantos países no combate ao covid-19. Ademais, os relatos da maneira com que começaram a tratar os pacientes, a inclusão do isolamento para a sociedade, os planos assistenciais e principalmente, a situação atual em que estão, traz um embasamento melhor de como devemos agir no Brasil, de forma coerente e ética, a fim de transcender a pandemia de modo seguro. Afinal, possuímos diversas culturas, hábitos e costumes que já possuíam convergências e neste momento a união torna-se necessária para que assim possamos ir em busca de novas práticas que qualifiquem e salvem vidas.”

- Silvana Dias Leão, acadêmica 1º semestre de Enfermagem UFN

“A II International Week oportunizou uma semana muito rica, pois, estamos conhecendo as estratégias de enfrentamento da Covid-19 em diferentes países. Os palestrantes relatam e reforçam a importância do trabalho em equipe. Ótimo para estimular a reflexão de diferentes profissionais da área da saúde. Quero aproveitar e, parabenizar a comissão organizadora do evento e agradecer a cada palestrante. Foi uma honra poder ouvir suas experiências e aprender um pouco sobre as estratégias de enfrentamento da Covid-19 em seu país, fez toda diferença!”

- Leandro Medeiros, acadêmico do 4° semestre de Enfermagem UFN

“Acredito muito na educação e o quanto podemos fazer a diferença para um mundo melhor e o International Week nos beneficiou ao nos conectarmos aos diversos cenários mundiais. Foi uma semana diferenciada por nos permitir a partir da modalidade e-conference realizarmos questionamentos, troca de experiências e saberes ao vivo. Com a temática: Enfrentamento ao Covid-19 em 10 países diferentes, nos oportunizou uma convergência globalizada em somar, aprender, passar à diante as lições aprendidas e busca de boas práticas para qualificar e salvar vidas.”

- Nathália Adames, aluna do Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da UFN

“Participar de um evento com a proporção da International Week permite ampliar a visão dos estudantes sobre a importância dos aspectos culturais de cada local frente ao enfrentamento da COVID-19. Por mais acesso a informações que temos atualmente por meio das mídias sociais, é muito rico perceber as estratégias de saúde adotadas pelos países na visão de alguém que reside no local. O fato de os palestrantes serem, em sua maioria profissionais da área da saúde me permitiu, particularmente, observar ações que podem ser empregadas de alguma forma, que auxilie no combate a esta doença aqui no Brasil. A estrutura adotada pela comissão organizadora de realizar os encontros diários via videoconferência é um ponto que deve ser destacado, principalmente pela qualidade das apresentações e pela organização das mesmas, pois permitiu que pudéssemos avaliar pontos de vista distintos e como as ações em saúde são discutidas levando em consideração a educação da população e as condições políticas, sociais e econômicas de cada país.”

- Carolina Bergenthal, estudante do 8º semestre de Enfermagem UFN