II Evento de Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia reúne profissionais e estudantes no Hospital Casa de Saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
08/11/2019

Texto: Giulimar Machado / Estagiário Jornalismo Assecom
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo Assecom

A Universidade Franciscana, representada pela Residência em Enfermagem Obstétrica e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil, realizou o II Evento de Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia, no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria, nesta sexta-feira, 8 de novembro.

O evento tem como objetivo promover um ambiente de aprendizagem e aperfeiçoamento para a equipe de saúde e estudantes da área, sobre a atenção obstétrica e neonatal com vistas à humanização e boas práticas pautadas em evidências científicas.

Durante todo o dia, mesas redondas, debates e oficinas foram realizadas para auxiliar no aperfeiçoamento das práticas e cuidado com a saúde da mulher, parto, puerpério e recém-nascido.

No turno da manhã, a mesa redonda ‘Boas práticas no cuidado à parturiente’ contou com a participação da Enfermeira Obstétrica Marciele Braga, as Residentes em Enfermagem Obstétrica Edilene Garcia e Amanda Marchinski, o Médico Obstetra Marcelo Feltrin, o Advogado Leonardo Batistellla e a Professora e Psicóloga Cristina Kruel.

Os integrantes falaram dos cuidados ao parto e nascimento de risco habitual, alertando que a mortalidade neonatal precoce pode ser reduzida pela utilização de boas práticas no parto e nascimento, o que “protege” os recém-nascidos.

Além disso, abordou-se boas práticas de atenção, que são as condutas humanizadas que promovem o bem-estar materno e fetal, sobre a presença do acompanhante, o plano de parto, entre outros.

As atividades do II Evento de Boas Práticas em Obstetrícia e Neonatologia se estenderam até a tarde, com oficinas que trataram do prontuário de parto, boas práticas para o momento do nascimento do bebê, estratégias para redução de traumas e entre outros.

Veja as fotografias abaixo: