I Webinar Interdisciplinar em Ciências da Saúde e da Vida Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/08/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

O Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida da Universidade Franciscana realizou no dia 28 de julho o I Webinar Interdisciplinar em Ciências da Saúde e da Vida - Metodologias de Pesquisa em Tempos de Pandemia. O evento foi transmitido de forma online e gratuita, com o objetivo de compartilhar as propostas de pesquisa que cada mestrando desenvolveu para serem executadas durante o mestrado.

Os debates tiveram duração de 25 minutos, sendo 15 minutos destinados à apresentação da proposta do discente e o restante para as considerações da banca avaliadora. Tudo foi organizado na disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, que prepara os alunos para o universo da pesquisa, utilizando em suas atividades os fundamentos do Conhecimento Científico, a Metodologia da Ciência e os Tipos de Pesquisa, aplicados especialmente à Ciências da Saúde. Ao final do semestre, os mestrandos estão aptos à defesa do Projeto de Pesquisa, que acontece em banca de qualificação para aprovação do projeto e cronograma que desenvolverão ao longo do Curso.

Devido a excepcionalidade decorrente do distanciamento social, imposto pela Pandemia do Coronavírus, a disciplina foi desenvolvida em meios digitais e, para sua finalização, as apresentações dos projetos foram abertas à comunidade acadêmica. Essa modalidade de apresentações remotas contou com a participação de mestrandos e docentes do Curso, assim como estudantes de graduação, integrando, assim, o VII CAIA (Ciclo de Atividades de Integração Acadêmica).

A docente do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida, Profa. Natielen Jacques explica que a atividade sempre foi marcada por muita expectativa por parte dos mestrandos, pois se configura como espaço reflexivo e avaliativo do seu conhecimento acerca do tema do Projeto, metodologia aplicada, sustentação da hipótese e justificativa para o seu desenvolvimento.

“A presença da comunidade acadêmica tornou a defesa mais realista e proporcionou a todos um aprendizado compartilhado, onde no espelhamento no colega ocorre uma autocrítica que impulsiona na melhoria do grupo”, ressalta Natielen.

Na disciplina, ministrada pelas Professoras Carina Boeck e Juliana Colomé, os alunos vivenciam uma arguição do seu projeto, onde tem a oportunidade de aprimorá-lo até a defesa de qualificação. Essa metodologia auxilia os estudantes no sentido de torná-los mais seguros e confortáveis para a defesa, mais confiantes e, assim, reduzindo ansiedade e estresse, que ocorrem naturalmente.