I Seminário de Terapia Ocupacional tratou sobre os direitos da pessoa com deficiência Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
15/06/2022

Na última terça-feira (14), o curso de Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana (UFN), promoveu o ‘I Seminário Nacional do Direito da Pessoa com Deficiência e a Atuação do Terapeuta Ocupacional’. As atividades foram iniciadas com um momento cultural, com a participação do grupo PercuAção, projeto Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santa Maria e contou com a apresentação dos músicos Rafael Bisogno, Pedro Monti e Maninho. Por meio da música, as crianças trabalham expressão corporal, ritmo, amplitude de movimento, memória, socialização e interação.

A programação ainda teve a realização de uma mesa redonda onde foi abordada a temática ‘Cotidiano da pessoa com deficiência’, com a Gerente de Saúde da APAE, Márcia Vendrusculo, o professor da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, Daverlan Dalla Lana e Bruna Fagundes, que é familiar de paciente atendido na Clínica Escola da UFN. Além disso, os participantes do Seminário realizaram uma visita guiada nos laboratórios onde ocorrem os atendimentos do curso de Terapia Ocupacional.

O evento foi finalizado com mais uma mesa redonda com o tema ‘Terapia ocupacional e os direitos da pessoa com deficiência’, com o Coordenador Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, Angelo Roberto, a vice-Presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), Ana Carla Nogueira e os vereadores Admar Pozzobom e Pablo Pacheco.

No dia anterior ao Seminário, os professores e acadêmicos curso de Terapia Ocupacional participaram da Audiência Pública: Direitos da Pessoa com Deficiência no Âmbito da Saúde Municipal que foi realizado na Câmara de Vereadores de Santa Maria. “O Curso de Terapia Ocupacional, trabalha incansavelmente pelos direitos da Pessoa com Deficiência atendendo a população de forma qualificada e humanizada”, destaca a Coordenadora do curso, professora Carine Baldicera de Grandi.

Texto: Lucas Acosta/Estagiário de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Terapia Ocupacional