I Fórum de Integração Materno-Infantil reúne acadêmicos e egressos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
17/07/2023

O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana (UFN) promoveu nos dias 13 e 14 de julho o I Fórum de Integração Materno-Infantil. A atividade reuniu 21 trabalhos de mestrandos que tiveram a avaliação realizada por egressos do Pós-graduação. Os projetos foram apresentados de forma simultânea nas salas 317 e 511 do Prédio 16, Conjunto III da UFN.

O Fórum foi realizado no intuito de oportunizar aos estudantes a sintetização de seus planejamentos para as pesquisas, que serão qualificadas no mês de setembro. Uma das organizadoras do evento, a professora Cristina Saling Kruel explica que “Essa banca ainda não é uma qualificação dos projetos, mas sim, é um primeiro momento de apresentação das propostas”.

A professora ainda comenta que essa atividade tem dupla importância, uma para os mestrandos, pois oportuniza ao estudante organizar seus pensamentos e apresentá-los. Já a segunda relevância é para os egressos que retornam ao ambiente acadêmico de uma maneira diferente, pois agora estão agregando com suas opiniões como banca das produções científicas. “Este momento é uma possibilidade para o mestre em Saúde Materno Infantil estar aqui em uma outra posição, sendo avaliadores dos projetos que estão expostos. Então acho que é uma função de agregar”, destaca.

A mestranda Mariana Medeiros Magalhães foi uma das acadêmicas a apresentar seu trabalho e destaca que para ela é uma vivência bastante relevante, pois: “É de grande aprendizado e temos a chance de discutir o caso estudado com outros profissionais”. O Fórum para a mestranda é importante para preparar os acadêmicos para a futura apresentação e qualificação no Mestrado. Mariana apresentou um projeto que visa o uso de antidepressivos e ansiolíticos na gestação e no puerpério, período pós parto em que o organismo da mulher volta às condições normais. Esta criação tem como objetivo ser um manual instrutivo que vai servir de suporte para todas as pessoas que trabalham com este público. Ela acredita que esta produção vai evitar que muitas pacientes usem medicação desnecessária e que não tenham um apoio adequado.

Maclaine de Oliveira Roos, coordenadora das Políticas de Saúde da Criança e da Primeira Infância Melhor da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, foi uma das egressas que participou como avaliadora. Para Maclaine os trabalhos que são desenvolvidos pelo mestrado possuem grande relevância, pois são vinculados a saúde da criança. A coordenadora diz que participar destas bancas é: “Estar colaborando com o olhar da experiência que tenho de trabalho e de tudo que foi aprendido no mestrado".

Já a professora e também organizadora do evento, Regina Santini Costenaro, destacou a oportunidade dos acadêmicos viverem momentos de troca de conhecimento e práticas. “Além da socialização e interação entre os envolvidos, a construção e apresentação dos projetos técnico-científicos resultou no parecer avaliativo das diferentes atividades desenvolvidas ao longo do semestre. Todos crescemos e nos fortalecemos com esta iniciativa e tudo isto nos confirma que estamos no caminho certo.

Texto e Fotos: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo