I Encontro Nascendo Saudável em Tupanciretã contou com a participação da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/06/2023

O Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil e o Grupo Gestar da Universidade Franciscana (UFN), participaram do I Encontro Nascendo Saudável do Hospital Brasilina Terra (HCBT), na cidade de Tupanciretã. O evento foi organizado pela direção e profissionais do Hospital e ocorreu no dia 30 de maio (terça-feira).

Participaram do evento a egressa do Mestrado em Saúde Materno Infantil, Andressa Caetano; e os acadêmicas de Enfermagem e integrantes do Gestar, Laura Pellegrin, Alice Guadagnini, Giovana Rossato e Leandro da Silva de Medeiros. Estiveram presentes no encontro, cerca de 40 pessoas entre profissionais da atenção básica de Tupanciretã e do Hospital, gestantes, puérperas, familiares e acompanhantes.

Pelo turno da manhã, os integrantes concederam entrevista à Rádio Tupã FM (assista neste link), juntamente com a Médica, Maria Luisa Cella, egressa do Mestrado em Saúde Materno Infantil e Fernanda Bueno, enfermeira obstetra e responsável técnica do HCBT. Na ocasião, o acadêmico Leandro Medeiros e a Andressa Caetano, apresentaram os projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFN e a ‘Cartilha de orientações sobre pré-natal, parto e pós-parto’ e o ‘Fluxograma pré-natal da Cátia’.

A egressa Maria Luisa Cella apresentou aos estudantes e mestrandos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Na oportunidade, foram entregues aos profissionais das UBS a cartilha de orientações. A acadêmica de Enfermagem e bolsista de iniciação cientifica da UFN, Laura Pellegrin, comenta que a visita ao município de Tupanciretã proporcionou uma grande vivência a respeito do funcionamento da Rede de Atenção Básica, bem como da Atenção Hospitalar, principalmente no que se refere à Saúde Materno-Infantil.

Acerca do Encontro, Laura comenta os impactos da cartilha de orientações: ‘’O I Encontro Nascendo Saudável, foi de extrema relevância para uma troca de experiências mútua entre nós estudantes, profissionais da saúde e gestantes. Fiquei encantada em como a Cartilha de Orientações Pré-Natal, Parto e Pós Parto repercutiu positivamente, pois todos que a receberam adoraram a didática e ficaram curiosos para lê-la na íntegra”. A estudante, acredita que momentos que o Grupo Gestar oportunizou, são muito significativos para tirar do papel ações que fazem total diferença na saúde materna e infantil, possibilitando cada vez mais avanços nesta área.

Giovana Rossato, uma das autoras da cartilha de orientações, destaca que conhecer a cidade de Tupanciretã e alguns dos seus serviços de saúde pública permitiu ampliar visões de processos de trabalho e a organização da rede municipal de saúde. Além disso, Giovana ressalta que a visita instigou reflexões da importância da atuação autônoma dos diferentes profissionais da equipe de saúde como estratégia para aperfeiçoar os atendimentos aos usuários. ‘’O Encontro Nascendo Saudável, protagonizado pelos próprios profissionais da rede, proporcionou trocas entre as gestantes, mães e profissionais da saúde em um espaço acolhedor que, sobretudo, estimula a autoconfiança da mulher durante o pré-natal, parto e pós-parto, esclarecendo suas dúvidas e minimizando medos e angústias’’, relata Giovana Rossato.

Maria Luisa Cella, médica obstetra e mestre em Saúde Materno Infantil pela UFN, comenta a importância do trabalho em equipe e interprofissional e que pretende dar seguimento nas ações de qualificação da atenção materno infantil no município de Tupanciretã, iniciados no seu período de Mestrado. ‘’Para promover e organizar este tipo de evento, necessita de planejamento, foco, parcerias e determinação. Sempre acreditei que para alcançar excelência e qualidade no que fazemos, além de gostar, devemos de trabalhar em equipe, de forma interprofissional. Tenho certeza que estamos no caminho certo, porque estou vendo os resultados na prática e isso me motiva para continuar’’, destaca a médica Maria Luisa.

Estas ações, que visam a qualificação da atenção e da gestão a saúde materno infantil na região central do estado, coordenado pela professora Dirce Stein Backes, foram selecionadas para a ‘Mostra Brasil, aqui tem SUS’ entre as 36 experiências exitosas das 271 inscritas no estado do Rio Grande do Sul. O projeto, selecionado na 1ª etapa da ‘Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul - Edição 2023’, de experiências exitosas no Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), será apresentado pelo estudante Leandro Medeiros durante o 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorrerá nos 16 a 19 de julho, em Goiânia, Goiás.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Curso de Enfermagem