História promove Ciclo de Palestras Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/09/2020

A pandemia da Covid-19 deflagrou movimentos críticos à validade da ciência, criando um movimento que desperta apreensão e necessidade de voltar o olhar para as conquistas científicas que o saber histórico tem apontado de forma crítica e construtiva.

Seguindo nessa mesma linha e ampliando a reflexão, o curso de História realiza um Ciclo de Palestras. Com uma palestra por mês, nos dias 08 de setembro, 06 de outubro e 09 de novembro, a atividade será realizada pelo Microsoft Teams, das 18h30 às 21h. Os que desejarem participar podem entrar em contato com os professores Leonardo Guedes Henn ou Roselâine Casanova Corrêa, via Messenger do Facebook.

A primeira palestra (08/09) aborda “O Ensino de História e a Necropolítica em Tempos de Pandemia”, ministrada pelo Prof. Dr. João Heitor Silva Macedo (Unipampa) e mediada pelo Prof. Dr. Leonardo Guedes Henn (UFN).

Em outubro (06/10) o tema será “FakeNews: uma análise de seus impactos na sociedade contemporânea”, com Lucio Uberdan (Analista de Redes Sociais). O mediador será o Prof. Ms. Carlos Alberto Badke, do curso de Jornalismo da UFN.

Já o encerramento do Ciclo de Palestras, que será em 09 de novembro, a Profa. Dra. Daiane Rossi Silveira (FioCruz) abordará os “Elos entre passado e presente: a Gripe Espanhola no Sul do Brasil e a Covid-19”, sob mediação da Profa. Ms. Janaína Souza Teixeira – UFN.

De acordo com Roselâine Casanova Corrêa, coordenadora da Graduação em História, o objetivo da atividade é manter aberto o espaço para o encontro com pesquisadores e profissionais das áreas abordadas, visando aprimorar a formação dos estudantes e público interessado, tendo em vista a escolha dos temas e dos palestrantes que foi projetada conforme temas atuais, ligados ao contexto da pandemia.

O Ciclo de Palestras ocorre via Projeto do curso, chamado “Sob forte emoção”, que é destinado a estudantes, egressos, pesquisadores e público externo. “A troca de ideias, experiências e vivências enriquece e traz novo ânimo na àrea do ensino superior, pois areja as discussões sobre pesquisa na instituição e renova os laços acadêmicos (de fato e de investigação) entre aqueles que escolheram a Universidade Franciscana como casa de formação e de trabalho”, explica Roselâine.

Mais informações podem ser obtidas junto à secretaria do curso de História pelo e-mail história@ufn.edu.br ou telefone (55) 3220-1200, ramal 1282.