História de recicladoras da ASMAR é contada em livro de Mestrado da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/09/2022

Em um evento repleto de emoção, sorrisos e significados, o Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil lançou no dia 13 de setembro o livro ‘Histórias de Mães: mulheres que inspiraram sonhos e transformam vidas’. São mais de 100 páginas que trazem relatos, fotos, depoimentos que registram a trajetória de vida e de trabalho de algumas das mulheres que integram a Associação de Materiais Recicláveis (ASMAR), de Santa Maria. A organização é da coordenadora, professora Dirce Stein Backes; da egressa do Mestrado, a Cirurgiã Dentista Natália Hoffmann Adames e da graduanda de Enfermagem e Bolsistas de Iniciação Científica, Silvana Dias Leão.

“Estas mulheres são exemplos de guerreiras que realizam um trabalho que dignifica e enobrece ao ajudar cuidar do nosso meio ambiente. Que possamos aprender com elas e que esse livro seja também essa força, esse estímulo para crescermos nessa unidade e fazermos uma Santa Maria melhor”, explanou a professora Dirce Stein Backes ao abordar a temática presente no livro que o dia a dia das mulheres que fazem parte da ASMAR. “Estar com elas me faz ser uma pessoa muito melhor, uma professora e pesquisadora ainda melhor. E é o que eu tenho passado e ensinado aos nossos alunos, que não é simplesmente fazer uma pesquisa por fazer, mas é estar lá onde tem a vida e onde demandam nossas necessidades. E tenho certeza que isso nossos estudantes aprenderam muito bem”, complementou.

O lançamento foi precedido de uma Celebração Eucarística, presidida pelo Frei Valdir Pretto na Capela São Francisco de Assis, em homenagem e graças aos 30 anos da ASMAR. Após, os convidados foram recepcionados com uma apresentação musical realizada pelo acadêmico do Mestrado, o cantor moçambicano Fábula da Silva. As personagens que tiveram suas histórias contadas no livro também estavam presentes e receberam exemplares das mãos das organizadoras.

A presidente da ASMAR, Margarete Vidal, destacou o propósito das recicladoras e da fundação da Associação em 19 de abril de 1994: “Daqui a alguns anos, crianças e adultos estarão lendo a nossa história. De repente as minhas colegas não têm a dimensão dessa conquista, às vezes a gente não tem dimensão do que a gente conquistou depois de completar 30 anos de ASMAR e isso nos tornou o que somos hoje. E se estamos tendo esse reconhecimento com esse livro, é porque não nos faltou fé, esperança, companheirismo, amizade e respeito. A nossa história mexe com feridas, mexe com sentimentos. Então quando chegarmos em casa e a gente começar a ler, vai trazer tanta lembrança dessas gurias que tiveram lá e foram tão queridas conosco”.

De acordo com a Reitora da UFN, professora Iraní Rupolo, a obra beneficia a cidade, a educação dos jovens e os filhos das famílias dessas mães que tem o seu sustento através da ASMAR: “E isso tem um significado profundo de vida, de sonhos, de ideais e de transformação de vida. A reitoria da Universidade Franciscana que sempre olha com especial atenção e apoio para o trabalho realizado na ASMAR está orgulhosa desse resultado. E também dos estudantes pelo percurso que fizeram ao dedicar horas das suas vidas a esses projetos. Eu sei que é um ganho humano. E parabéns aos professores e professoras que de alguma forma se vinculam a este projeto”.


Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com a ASMAR pelo número (55) 9 8111.0146.


Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação