Grupo de Iniciação Científica da UFN realiza 1º edição do ‘Adsorve LaMMaN’ Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
30/07/2021

Com a perspectiva voltada ao desenvolvimento de estudos acerca da temática de adsorção (remoção de contaminantes aquáticos), os acadêmicos de iniciação científica dos cursos de Engenharia Química, Farmácia, Biomedicina e do PPG em Nanociências da Universidade Franciscana (UFN) elaboraram de 26 a 30 de julho, seminários e aulas teórico-práticas focadas no assunto. A proposta foi desenvolvida no Laboratório de Materiais Magnéticos Nanoestruturados (LaMMaN), com objetivo de possibilitar uma maior compreensão sobre o processo de remoção de poluentes.

A atividade integra a 1ª edição do ‘Adsorve LaMMaN’, nome dado ao grupo de pesquisa de iniciação científica, o qual foi o responsável pela idealização do projeto. “Os próprios alunos sugeriram criar uma semana com aulas teóricas, práticas, seminários e desenvolvimento de experimentos. Eles fizeram análises de resultado, ao trabalhar com a remoção de poluentes”, explicou o professor do curso de Engenharia Química, Cristiano Rhoden, coordenador do LaMMaN.

De acordo com o professor, os integrantes do plano possuem diferentes níveis técnicos voltados à prática, o que possibilita a troca de conhecimentos ao exercer a atividade: “Temos alunos de diversos semestres e com diferentes momentos de entrada no laboratório. Por meio das experiências de cada um, eles entenderem como é feito todo processo de remoção de poluentes”. O docente ainda explica que o embasamento da ideia é entender sobre a adsorção de produtos fármacos.

Posteriormente à esta edição, a intenção é repeti-la em outras oportunidades, de modo com que siga abrangendo estudantes interessados em entender as referidas técnicas. Considerada um dos principais fundamentos institucionais, a finalidade é fazer com que os futuros profissionais sejam os próprios protagonistas no desempenho de suas funções. “Meu encargo é supervisionar, mas estou deixando eles agirem. Tiro dúvidas, mas permito o protagonismo estudantil estimular cada um”, concluiu o professor Cristiano.

Em meio ao grupo de iniciação científica, estão inseridos os discentes: Franciele Bruckmann (mestranda do PPG em Nanociências – bolsista CAPES); Theodoro Salles (Engenharia Química, bolsista PROBIC FAPERGS); Franciane Nunes (Farmácia, bolsista PROBIC UFN); Enzo Cassol (Engenharia Química, bolsista CNPQ); Ítalo Menezes (Engenharia Química); Guilherme Vargas (Engenharia Química); Leonardo Vidal (Engenharia Química) e Inez Barbieri (Biomedicina).

Franciele reitera sobre o surgimento da proposta, com a necessidade de conhecer mais a respeito do que é trabalhado no laboratório. Fator este que proporciona além da prática, o experimental, onde são descritos todas os métodos aplicados: “Trabalhamos com pesticidas e fármacos, e demonstramos essas técnicas para que eles tenham mais conhecimento”. Ao longo da semana, estudos sobre a síntese de nanomateriais de carbono, nanomaterias poliméricos e magnetização, também foram realizados.

Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo