Grupo de Educação em Diabetes da UFN faz encontro alusivo à conscientização ao diabetes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
01/12/2020

O Grupo de Educação em Diabetes (GEPED) da Universidade Franciscana (UFN), promoveu no dia 26 de novembro, no Hospital São Francisco, uma atividade alusiva com intuito de abordar os cuidados sobre o diabetes. A proposta foi desenvolvida pelos cursos de Farmácia, Nutrição e Terapia Ocupacional da universidade, os quais propuseram conversas informativas ligadas ao tema.

A ideia surgiu a partir do contato entre a professora do curso de Terapia Ocupacional, Carine Baldicera, com a enfermeira do trabalho, Paula Freitas e o técnico em segurança do trabalho, Omero Junior, do Hospital São Francisco. Ambos sugeriram a elaboração de um trabalho multidisciplinar, que pudesse discutir melhor o assunto, ligando-o ao mês de novembro, considerado o período de conscientização sobre o diabetes.

A professora do curso de Farmácia, Minéia Blattes, conversou com os participantes e dialogou sobre os sintomas da doença, assim como sua relação com o novo coronavírus (Covid-19). “Nós criamos o grupo sabendo que todos os profissionais da saúde estariam envolvidos no cuidado com pacientes portadores. Queremos que eles saibam como tratar um paciente diabético, estando ciente dos cuidados essenciais”, explicou Minéia.

A professora Elisângela Colpo, do curso de Nutrição, também levou informações referentes aos cuidados alimentares que uma pessoa com diabetes necessita ter. Segundo ela, abordar o assunto diante de profissionais e pacientes ligados à doença, é necessário para promover uma melhor resposta ao tratamento. “É um cuidado que pode minimizar as complicações da doença, a fim de promover melhor qualidade de vida ao paciente”, comentou.

Logo, a professora Carine encerrou a atividade ao desenvolver uma dinâmica para que os participantes analisassem suas rotinas diárias, com finalidade de rever hábitos rotineiros e priorizar uma maneira saudável de viver. Ligado à fala da profissional, ela conta que a proposta foi embasada, também, na saúde de enfermeiros atuantes na linha de frente da Covid-19. “Sabemos que são profissionais que têm seus dias tomados pelo agito que estamos vivendo na pandemia, podendo vir a sofrer de cansaço e estresse. Assim, trouxemos dados sobre os sintomas e as características da diabetes para conscientizá-los, já que podem passar despercebidos”.

A atividade foi desenvolvida especificamente pelas professoras, mas o grupo do GEPED conta, igualmente, em seus demais projetos, com a participação de acadêmicos(as) dos cursos de farmácia, nutrição, fisioterapia, odontologia, enfermagem, biomedicina e medicina da UFN.

Os projetos do GEPED podem ser acompanhados por meio do Instagram, clicando aqui.