Graduação EaD começa 2º semestre de 2020 com encontro de boas-vindas Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/08/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN

Agosto começou com um olhar voltado para a inovação nos cursos de Graduação EaD da Universidade Franciscana. Isso por que os cursos Tecnólogos e de Pedagogia deram início ao 2º semestre de 2020 e contam com novidades para oportunizar um ensino à distância ainda melhor aos acadêmicos.

Por meio de um encontro virtual, via Microsoft Teams, docentes dialogaram com calouros e veteranos sobre o andamento das aulas. Os cursos Tecnólogos também abordaram o tema “Diversidade e Organizações: A experiência da Gerdau”, ministrada por Ana Sara Follmann Bastos, gestora na empresa Gerdau.

A área dos tecnólogos é composta pelos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais, coordenados pela Profa. Janaina Marchi. A coordenadora explica que, devido aos cursos serem aplicados a distância, foi necessário realizar poucas adaptações no formato de desenvolvimento das aulas em função da pandemia da Covid-19. Ao longo da graduação ocorrem alguns encontros presenciais, esses encontros seguiram de maneira online por meio de videoconferência, mantendo contato entre turma e professor.

“Conseguimos manter o mesmo índice de participação, e matrículas e desistências não sofreram impacto significativo. E isso se dá devido a um trabalho de muito profissionalismo, que nos faz conseguir sustentar a permanência e a oferta dos cursos, de maneira positiva”, ressalta Janaina.

Já no curso de Pedagogia, o encontro foi de boas-vindas com apresentação sobre o curso, professores, atividades de cada semestre, etc. Uma aula inaugural online será realizada posteriormente, com data ainda sem definição, em conjunto com os demais cursos de Licenciatura da UFN.

A coordenadora do curso EaD, Profa. Juliane Marschall, ressalta que as mudanças feitas nas aulas, em função da Pandemia da Covid-19, acabaram por tornar o EaD ainda mais instigante, mesmo sem as poucas aulas presenciais que antes ocorriam. “É importante ressaltar que o EaD não é ensino remoto. São aulas previamente planejadas, com elaboração de materiais, equipes de tutoria, etc, com tudo feito diante de uma construção e padronização das aulas”, complementa.

A expectativa para o 2º semestre de 2020, segundo a coordenadora da UFN Digital, Profa. Taize de Andrade Machado Lopes é continuar buscando aprimorar a qualidade dos materiais didáticos da EaD e a interação com os estudantes.

“Em pouco tempo, o número de alunos que estudam na modalidade a distância na Universidade Franciscana aumentou significante com a abertura de cursos a distância e estamos muito felizes por isso, pois é o resultado do planejamento institucional realizados nos últimos anos”, conclui a coordenadora do EaD.

Conheça a UFN Digital