Fisioterapia promove série de lives sobre a profissão no enfrentamento à pandemia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
04/03/2021

A Graduação em Fisioterapia da Universidade Franciscana (UFN) está realizando uma série de lives sobre “A Fisioterapia no Enfrentamento à Pandemia”. Desenvolvida na plataforma Google Meet, a atividade conta com a participação de docentes e egressos fisioterapeutas, que lidam com o exercício profissional em meio à pandemia do novo coronavírus. Os próximos encontros estão programados para os dias 8 e 11 de março, às 8h.

A proposta busca levar um pouco do trabalho dos profissionais de linha de frente aos alunos, para que seja repassada uma ideia sobre a importância da atuação, em seus diferentes âmbitos de desempenho. “Nos primeiros encontros, trouxemos professores da área cardiorrespiratória para falar sobre suas experiências. Subsequentemente, egressos estiveram presentes para retratar suas vivências no trabalho de fisioterapia intensiva em UTI Covid”, explicou Alethéia Bajotto, professora no curso de Fisioterapia da UFN.

A atividade foi organizada pela docente Sheila Nedel (coordenadora de estágios da fisioterapia), Lilian de Oliveira (coordenação do curso) e outros professores que são responsáveis pelas mediações das lives. Segundo Alethéia, no semestre passado, o curso promoveu inúmeros encontros virtuais ligados a diferentes temas, com funcionários atuantes no ramo. Neste ano, as temáticas focaram mais na atuação profissional em relação à Covid-19: “Esse início de semestre não permitiu o começo do estágio presencial, em razão do quadro da Covid no estado. Então, coube aos professores pensarem em atividades remotas para esses alunos”.

Ela ainda salienta que a abordagem ao tema gera maior impacto, por se tratar de um assunto voltado à saúde pública, o qual acarretou em uma maior busca por profissionais da área. “O fisioterapeuta sempre foi valorizado nas UTIs e enfermarias de hospitais, mas com a pandemia, a procura por especialistas capacitados a trabalhar nessas unidades de internação cresceu mais de 700%”, completou.

Confira os temas das próximas reuniões:
Dia 8/03, às 8h: “Atuação da Fisioterapia no Atendimento Ambulatorial de Pacientes com Covid-19: vivências de ex-alunos do curso de Fisioterapia da UFN”;
Dia 11/03, às 8h: “Atuação da Fisioterapia no Atendimento Domiciliar de Pacientes com Covid-19: vivências de ex-alunos do curso de Fisioterapia da UFN”.

Os encontros são abertos à comunidade acadêmica da UFN e de Santa Maria em geral, as quais podem participar por meio de links de acesso, gerados antes dos encontros na rede social da Fisioterapia. A mesma pode ser encontrada no Instagram e Facebook.


Texto: Gianmarco de Vargas / Estagiário Jornalismo UFN 
Imagens: divulgação / Fisioterapia UFN


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação