19/01/2022
Proporcionar um ensino cada vez mais tecnológico, alinhado às tendências da educação e que se conectem ao perfil de profissional que quer entregar ao mercado, é assim que atua a Universidade Franciscana (UFN). Desde o início da Pandemia do novo Coronavírus, estes equipamentos tecnológicos têm promovido, ainda mais, a troca de conhecimento entre professores e estudantes de diversos cursos da Instituição. E neste último semestre letivo de 2021, chegou de forma integral às aulas da Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado.
Adquiridos para aproximar aqueles que estão em sala de aula dos que ainda não puderam retornar à presencialidade assim, docentes e discentes, interagem de forma simultânea através de uma tela, câmera e microfone acoplados a uma estrutura móvel que faz possível a transmissão ao vivo da aula por voz e vídeo. Tudo isso mostra que, as adaptações implicadas pelo sistema de isolamento social, foram eficazes em seu uso e evoluíram no ganho educacional.
“Esses equipamentos que a Instituição adquiriu nos possibilitam dar continuidade as aulas remotas enquanto perdurar a Pandemia mas, principalmente, abre um leque de oportunidades na sala de aula. Nos cursos de Pós-graduação presenciais eles possibilitam que os professores apresentem diversos conteúdos multimídia para os estudantes com boa qualidade. Há a oportunidade de apresentar filmes, documentários, vídeos curtos, conteúdos em áudio e conteúdos animados. Além de arquivos em PowerPoint que o professor usa muitas vezes, a gente pode diversificar os conteúdos que são mostrados aos acadêmicos”, explica a professora Taize de Andrade Machado Lopes, da Coordenadoria de Formação Permanente.

Ela ainda comenta sobre a possibilidade de se valer da diversificação de conteúdos trabalhados em sala de aula também no espaço virtual e fazer com que estas duas maneiras de ensinar se conectem aos alunos que estão presencialmente ou a distância assistindo ao conteúdo: “com certeza nós trazemos mais dinâmica nesse processo de ensino e aprendizagem, a aula se torna mais atrativa. É um equipamento que nós conseguimos ministrar as nossas aulas com uma excelente qualidade de vídeo, de áudio para o estudante que está em casa enquanto sguir a Pandemia e também possibilita uma diversidade de formas de trabalhar os conteúdos na sala de aula presencial”.
A ferramenta digital utilizada pela UFN, que agrega o ensino em sala ao remoto, vem se estruturando como um importante diferencial pedagógico. Os sensores captam movimento de quem está falando e, também, possível ajustar a câmera pelo controle remoto. “Com o uso desta tecnologia, que a UFN vem investindo, a gente tem a condição de continuar conduzindo de maneira adequada e com qualidade as nossas aulas. Aqueles alunos que conseguem estar aqui na Instituição acompanhado de perto, eles assim o fazem; bem como aqueles que acadêmico que, em função desta eventualidade, não está aqui em Santa Maria ou que precisa estar em casa, que ele também consiga estar a par das disciplinas”, pontua o professor Alencar Kolinski Machado, Coordenador do Mestrado de Nanociências da UFN.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN
Neste sentido, o professor Marcos Alexandre Alves, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN enfatiza o processo de reinvenção que todos na Universidade tiveram que passar e os excelentes resultados que foram conquistados a partir disso: “Muitos dos nossos professores já detinham conhecimento tecnológico, mas outros não tanto, por isso fizemos uma força tarefa no sentido de capacitá-los no sentido que um professor auxiliou o outro. Esse espírito de cooperação foi necessário para atender as demandas logo, em praticamente 100% de todos os níveis, como as domínio tecnológico das plataformas.
Entender que a metodologia o ensino remoto se diferencia por ser muito mais ativa, no sentido de tornar o estudante mais protagonista para poder entender que agora a responsabilidade pelo processo formativo partia muito mais dele do que do professor. Neste sistema, o docente se tornou um gestor que fazia a introdução dos conteúdos, disponibilizava materiais, ministrava suas aulas e onde o aluno precisava entender diante desse contexto que ele era o protagonista. Assumir uma responsabilidade maior é decisivo para sua formação, como entender que o mundo do trabalho passou a exigir de novos profissionais essas habilidades e competências”.
A Universidade Franciscana investiu em 50 equipamentos que vêm sendo usados nas aulas dos cursos de Pós-graduação e contribuem para que o percurso formativo dos estudantes seja ainda mais completo. Esta aposta no saber, cada vez mais, conectado à tecnologia está proporcionando à comunidade acadêmica uma nova experiência de excelência e domínio das ferramentas digitais de ensino.


