Ferramenta digital conecta estudantes presenciais e remotos Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
19/01/2022

Proporcionar um ensino cada vez mais tecnológico, alinhado às tendências da educação e que se conectem ao perfil de profissional que quer entregar ao mercado, é assim que atua a Universidade Franciscana (UFN). Desde o início da Pandemia do novo Coronavírus, estes equipamentos tecnológicos têm promovido, ainda mais, a troca de conhecimento entre professores e estudantes de diversos cursos da Instituição. E neste último semestre letivo de 2021, chegou de forma integral às aulas da Especialização, MBAMestrado Doutorado.

Adquiridos para aproximar aqueles que estão em sala de aula dos que ainda não puderam retornar à presencialidade assim, docentes e discentes, interagem de forma simultânea através de uma tela, câmera e microfone acoplados a uma estrutura móvel que faz possível a transmissão ao vivo da aula por voz e vídeo. Tudo isso mostra que, as adaptações implicadas pelo sistema de isolamento social, foram eficazes em seu uso e evoluíram no ganho educacional.

“Esses equipamentos que a Instituição adquiriu nos possibilitam dar continuidade as aulas remotas enquanto perdurar a Pandemia mas, principalmente, abre um leque de oportunidades na sala de aula. Nos cursos de Pós-graduação presenciais eles possibilitam que os professores apresentem diversos conteúdos multimídia para os estudantes com boa qualidade. Há a oportunidade de apresentar filmes, documentários, vídeos curtos, conteúdos em áudio e conteúdos animados. Além de arquivos em PowerPoint que o professor usa muitas vezes, a gente pode diversificar os conteúdos que são mostrados aos acadêmicos”, explica a professora Taize de Andrade Machado Lopes, da Coordenadoria de Formação Permanente.

Ela ainda comenta sobre a possibilidade de se valer da diversificação de conteúdos trabalhados em sala de aula também no espaço virtual e fazer com que estas duas maneiras de ensinar se conectem aos alunos que estão presencialmente ou a distância assistindo ao conteúdo: “com certeza nós trazemos mais dinâmica nesse processo de ensino e aprendizagem, a aula se torna mais atrativa. É um equipamento que nós conseguimos ministrar as nossas aulas com uma excelente qualidade de vídeo, de áudio para o estudante que está em casa enquanto sguir a Pandemia e também possibilita uma diversidade de formas de trabalhar os conteúdos na sala de aula presencial”.

A ferramenta digital utilizada pela UFN, que agrega o ensino em sala ao remoto, vem se estruturando como um importante diferencial pedagógico. Os sensores captam movimento de quem está falando e, também, possível ajustar a câmera pelo controle remoto. “Com o uso desta tecnologia, que a UFN vem investindo, a gente tem a condição de continuar conduzindo de maneira adequada e com qualidade as nossas aulas. Aqueles alunos que conseguem estar aqui na Instituição acompanhado de perto, eles assim o fazem; bem como aqueles que acadêmico que, em função desta eventualidade, não está aqui em Santa Maria ou que precisa estar em casa, que ele também consiga estar a par das disciplinas”, pontua o professor Alencar Kolinski Machado, Coordenador do Mestrado de Nanociências da UFN.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista da UFN

Neste sentido, o professor Marcos Alexandre Alves, Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFN enfatiza o processo de reinvenção que todos na Universidade tiveram que passar e os excelentes resultados que foram conquistados a partir disso: “Muitos dos nossos professores já detinham conhecimento tecnológico, mas outros não tanto, por isso fizemos uma força tarefa no sentido de capacitá-los no sentido que um professor auxiliou o outro. Esse espírito de cooperação foi necessário para atender as demandas logo, em praticamente 100% de todos os níveis, como as domínio tecnológico das plataformas.

Entender que a metodologia o ensino remoto se diferencia por ser muito mais ativa, no sentido de tornar o estudante mais protagonista para poder entender que agora a responsabilidade pelo processo formativo partia muito mais dele do que do professor. Neste sistema, o docente se tornou um gestor que fazia a introdução dos conteúdos, disponibilizava materiais, ministrava suas aulas e onde o aluno precisava entender diante desse contexto que ele era o protagonista. Assumir uma responsabilidade maior é decisivo para sua formação, como entender que o mundo do trabalho passou a exigir de novos profissionais essas habilidades e competências”.

A Universidade Franciscana investiu em 50 equipamentos que vêm sendo usados nas aulas dos cursos de Pós-graduação e contribuem para que o percurso formativo dos estudantes seja ainda mais completo. Esta aposta no saber, cada vez mais, conectado à tecnologia está proporcionando à comunidade acadêmica uma nova experiência de excelência e domínio das ferramentas digitais de ensino.