Fashion Film Brincando na Floresta será divulgado pelo curso de Design de Moda Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
06/04/2021

O curso de Design de Moda da Universidade Franciscana (UFN) programou para o dia 6 de abril, às 13h, o lançamento do “Fashion Film Brincando na Floresta”. O produto busca mostrar a criação de peças elaboradas em 2020, inspiradas em personagens do Folclore Brasileiro, bem como no trabalho com a sustentabilidade, junto ao público infantil. A divulgação será realizada com uma transmissão ao vivo no Instagram do curso.

O Fashion Film é um material que se originou do desfile presencial tradicional do projeto extensionista, Brincando Moda, o qual não pôde ser realizado no final de 2020, em razão da pandemia. Com novas alternativas de reinvenção e objetivos de compartilhar as ideias originadas, pensou-se na referida iniciativa, a qual conta com a elaboração de 17 looks, criados com jeans, doados pela empresa Central Aviamentos.

A coordenadora do curso, Salette Mafalda, destaca a temática abordada no projeto, ao afirmar que “a ideia proporciona conhecimentos da área do Design de Moda, assim como do universo infantil, com demandas relacionadas à sustentabilidade”. Participaram da criação do produto, 12 acadêmicas e acadêmicos do Design de Moda. A formação da equipe ocorreu ao longo do tempo, conforme alunas e alunos fossem se voluntariando.

Por outro lado, a coordenação do projeto foi de encargo do professor Junior Ruviaro, que acompanhou a criação e produção dos materiais. “O conteúdo sempre é discutido entre os professores e alunos envolvidos na atividade. Sempre buscamos algo que valorize a cultura brasileira e chame atenção das gerações futuras sobre essas temáticas”, pontuou Junior.

Encarregada de avaliar o processo de roteirização, gravação e edição do produto, a professora Caroline Brum enfatiza o reflexo acerca da sustentabilidade, por meio da caracterização das peças: “Almejamos passar um olhar sustentável para a moda. Transmitir essa concepção, principalmente para o público infantil, ajudando as crianças a desenvolverem esse olhar desde pequenos”.

A coordenadora do curso, Salette, reforça também, o grau de importância da relação entre moda e sustentabilidade. “Ambos são tópicos voltados para o cuidado do planeta, pois são questões de responsabilidade socioambiental que devem estar inseridas na formação acadêmica. Outra intenção com o projeto, é trazer meios que despertem uma conscientização para o cuidado com o consumo infantil, pois entendemos que a roupa é expressão da cultura, da identidade e de um estilo de vida. Portanto, nesta mostra virtual, elas representam simbolicamente um futuro que seja mais fraterno, menos consumista e de muita paz”, explicou.

Todo o processo, desde a criação das peças até a finalização do Fashion Film, contou com a participação integrada dos laboratórios do curso de Moda (Lab/512, Laboratório de Estamparia e Teciteca) e do LabSeis do curso de Publicidade e Propaganda. As peças digitais para divulgação, foram criadas pela Editora UFN. As produções contaram, igualmente, com a ajuda da técnica do laboratório, Antoninha Pedroso, e do monitor, Roberto Lameira.

Ao longo da semana, o conteúdo será disponibilizado no Facebook e no canal do Youtube do curso. A rede social promoverá, do mesmo modo, ideias específicas sobre a edição 2020 do Projeto Brincando Moda, por meio de quizes sobre os seres que inspiraram as criações das estudantes.

TEXTO: Gianmarco de Vargas / Estagiário de Jornalismo
IMAGEM: Divulgação / Curso Design de Moda