FAPERGS aprova cinco projetos da UFN entre mais de 300 concorrentes Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
22/05/2023

A Universidade Franciscana (UFN) teve, no mês de maio, cinco projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT). As propostas foram escolhidas entre mais de 300 apresentadas, no total o edital determinou 154 iniciativas foram selecionadas nas modalidades Recém-Doutor (ARD) e Recém-Contratado (ARC). O Edital FAPERGS 14/2022 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ou RECÉM-CONTRATADO - ARD/ARC é composto por estas duas modalidades que auxiliam os laboratórios no aperfeiçoamento da infraestrutura de pesquisa e incentivar os recém contratados a aprimorar seu trabalho no início da carreira. A destinação desses recursos disponibilizados pela FAPERGS possibilita que pesquisadores possam iniciar suas carreiras científicas e se tornarem mais competitivos e capazes de captar recursos em outras agências de fomento nacionais e internacionais.

Um dos trabalhos agraciados foi o coordenado pela professora do curso de História, Daiane Silveira Rossi, sendo o único da Área das Humanas a ser escolhido em Santa Maria. Com o tema ‘Mulheres nas ciências: análise da inserção e das trajetórias de cientistas em instituições de pesquisa (Rio Grande do Sul 1950- 1960)’, o projeto surgiu a partir do Pós-doutorado que Daiane realizou na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A docente explica que estuda a história das mulheres na ciência no Rio de Janeiro a partir do primeiro mapeamento da comunidade científica elaborado pela Capes em 1957: “Nesse mesmo documento constam informações de diversos estados brasileiros, entre eles do Rio Grande do Sul”. Ela também comenta que esta proposta é uma extensão dessa pesquisa que já vem realizando desde 2020, porém agora com o foco estadual.

CONFIRA OS PROJETOS DA UFN APROVADOS:

"Temos percebido esse movimento de também buscarem o fomento externo, porque além do fomento da UFN perante à CAPES, por exemplo, que é quem avalia os Programas de Pós-graduação e é muito importante que a gente tenha além do fomento institucional, ofomento externo. E esse exemplo, num Edital super concorrido e que também é um pontapé inicial para jovens Doutores. O fato de termos um público de doutores recém formados de alta qualidade e no caso da UFN, com cinco propostas aprovadas, significa muito e reflete o comprometimento  e a vontade dos docentes. Em especial, a qualidade dos projetos que estão sendo desenvolvidos aqui são reflexo direto desta qualidade", destaca a Diretora de Pesquisa da UFN, professora Aline Ourique, a Universidade tem entendido todo percurso e estimulado através de ações como: carga horária específica para pesquisa, orientação e coorientação e também para projetos de Iniciação Científica.

"Tudo isso funcionando como uma engrenagem que vai sendo alimentada e que a gente vai vendo os resultados. Destaque, também, para a nooss infraestrutura física com os laboratórios, além da aquisição de insumos para pesquisas que são experimentais e isso motiva muito os pesquisadores. A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa  tem estimulado cada vez mais que docentes busquem editais externos e que participem, porque o que a gente faz aqui dentro é de muita qualidade e a gente é muito competitivo", complementa a Diretora de Pesquisa.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo

Professor Bruno Stefanello VizzottoCurso de Biomedicina e Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida
Projeto: Revestimento fotodinâmico biocompatível para cobertura antibacteriana de superfícies

Professora Daiane Silveira Rossi - Curso de História