Exposição ‘Traço Art Déco’ valoriza estilo arquitetônico dos anos 1930 a 1950 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
02/12/2022

A Universidade franciscana (UFN), em conjunto com o Coletivo Memória Ativa, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), recebe a Exposição ‘Traço Art Déco’. A mostra está em exibição até o dia 15 de dezembro, na Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS), prédio 14 – Conjunto III da UFN.

O estilo Art Déco se tornou conhecido a partir da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris, em 1925. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, em Santa Maria o estilo arquitetônico se popularizou entre os anos 1930 - 1950. A exposição possui uma área que mostra a arquitetura em Santa Maria que foi produzida pelo projeto de extensão do curso de Arquitetura da UFN, além de móveis e utensílios todos da época Art Déco com um material informático sobre cada área em que a temática se desenvolveu.

Fundado em 2018, o Coletivo Memória Ativa reúne profissionais de diversas áreas com um interesse em comum: a preservação do patrimônio cultural de Santa Maria. Sua missão é sensibilizar a comunidade santa-mariense em favor da preservação dos valores históricos de seu patrimônio cultural. “Desde 2019 a gente tinha a ideia de organizar essa exposição que une o objetivo do coletivo em popularizar o estilo, mostrando para a sociedade santa-mariense o rico acervo Art Déco que existe no centro histórico”, destaca a arquiteta representante do Coletivo Memória Ativa, Lidia Gomes Rodrigues.

Texto e Fotos: Gabriela de Flores Neto / Estagiária de Jornalismo