Exposição ‘Tessituras Circulares’ resgata o poder da arte têxtil Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
12/04/2023

A Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS) promove a partir do dia 13 de abril (quinta-feira) a exposição ‘Tessituras Circulares’, com abertura às 17h30min. Também será realizada na quinta-feira uma palestra com o tema ‘Tessituras Circulares - Um resgate da Arte Têxtil’, com a fala da artista Ana Norogrando, no Salão Acústico do Prédio 14 - Conjunto III, às 16h15min. A Sala IMAS está localizada no Prédio 14 da Universidade Franciscana (UFN). A mostra pode ser visitada até o dia 19 de maio, com entrada gratuita.

A Exposição é proposta pela artista, pesquisadora e professora Ana Norogrando, com curadoria da crítica de arte Silvana Boone que é professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). A professora Ana dedica-se a desenvolver projetos em escultura, objetos e videoinstalação. A mostra ‘Tessituras Circulares’ resgata o poder e a força das tramas e tecidos produzidos por mulheres ao longo da história. Ela é constituída por objetos escultóricos compostos por estruturas metálicas, que representam movimento e traduzem as mais diversas formas simbólicas que o círculo emana. As obras têm a intenção de apresentar ao público os inúmeros conceitos interdisciplinares que envolvem a materialidade, a sustentabilidade e as relações entre o fazer da mão e das tecnologias.

A professora Ana lecionou na UFN de 1999 a 2005, onde foi uma das idealizadoras e coordenadora do curso de Design e contribuiu para a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Também integrou o corpo docente do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e realizou projetos de pesquisa em arte junto às terras e comunidades indígenas Kaingang do Sul do Brasil, na comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros, em Porto Alegre, e pelas águas da ria em Aveiro, Portugal. A artista já realizou diversas exposições individuais e coletivas no país e no exterior, como: a 10ª Bienal do Mercosul, ‘Mensagens de Uma Nova América’, em 2014; Queermuseu, ‘Cartografias da Diferença na Arte Brasileira’, em 2017; no Museu Oscar Niemeyer, ‘Fora das Sombras’, em 2022; na Fundação Iberê Camargo, ‘Trama’, em 2022; e na Galeria Morgados da Pedricosa (Portugal), ‘Coreografia de Sombras’, em 2021.

Visitação da Exposição

Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira: das 8h às 11h30m e das 13h30m às 17h30m
Sexta-feira: das 13h30m às 17h30m

artista também doou uma de suas criações à Prefeitura Municipal de Santa Maria. A obra é chamada de ‘Vento Norte’ e está estabelecida no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, podendo ser encontrada em frente à Biblioteca Municipal Henrique Bastide, no Largo da Locomotiva, ao lado do Museu de Arte de Santa Maria. A réplica da obra também é o troféu Vento Norte, entregue aos filmes premiados e pessoas homenageadas no Festival Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC).

Fonte do Sol
Uma das obras de Ana Norogrando ornamenta o prédio da Reitoria da UFN, nomeada ‘Fonte do Sol’ e sintetiza os elementos da filosofia franciscana. Nesta produção a artista buscou resgatar elementos históricos numa linguagem contemporânea, interpretada com base em suas características estético-formais.

A natureza e o movimento são um tema recorrente em suas obras que buscam uma expressão formal, predominantemente, pela combinação de linhas orgânicas e círculos, impregnados de simbologia. Os símbolos presentes na Fonte do Sol são referentes a todas as criaturas do Senhor, mencionadas no Cântico, por São Francisco, que faz referências ao irmão sol; à irmã lua e as estrelas; ao irmão vento; à irmã água; ao irmão fogo; à irmã mãe terra e à irmã morte corporal.

Além dos símbolos representados, considerou-se o cinquentenário da Instituição, celebrado em 2005, ao se definir as cinquenta estrelas em tamanhos diferentes que compõem a obra. Já a Universidade em si está representada pelo triângulo que simboliza o intelecto, a sabedoria, de onde jorra água, a gênese da vida e do conhecimento e pela espiral que iluminada traduz a dinâmica constante da evolução, a eternidade e o infinito.